Briga por vaga no Senado se acirra na base de Elmano
Henrique Araújo é jornalista e doutorando em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com mestrado em Sociologia (UFC) e em Literatura Comparada (UFC). Cronista do O POVO, escreve às quartas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades, editor-adjunto de Política e repórter especial. Mantém uma coluna sobre bastidores da política publicada às segundas, quintas e sextas-feiras.
Briga por vaga no Senado se acirra na base de Elmano
Um elemento deve pesar nas costuras partidárias, porém: o apoio declarado do ministro Camilo Santana (PT)
A corrida na base do governador Elmano de Freitas pelas vagas no Senado em 2026 está se acirrando.
Dois fatores elevaram a temperatura: a entrada em cena de Chiquinho Feitosa, dirigente do Republicanos, e a possível desistência de Cid Gomes (PSB) de postular novo mandato como senador.
Além da dupla, há hoje outros dois interessados numa cadeira no Senado: Eunício Oliveira, deputado federal pelo MDB, e José Guimarães, líder do governo Lula na Câmara.
Um elemento deve pesar nas costuras partidárias, porém: o apoio declarado do ministro Camilo Santana (PT). A preço de agora, o ex-governador teria compromisso público com Cid e outro apalavrado com Eunício.
A aliados, porém, Chiquinho tem dito que o petista lhe garantiu chancela para concorrer à senatorial.
Se de fato emprestar apoio a três aspirantes ao Senado, Camilo pode acabar abrindo fissuras no arco governista.
Cid, no entanto, vem demonstrando que talvez não se apresente para reeleição, o que certamente contribuiria para acomodar mais interesses na base.
Por fora do “camilismo”, Guimarães tenta viabilizar campanha para uma das vagas.
Para ele, trata-se de ponto de honra, especialmente se deixar a função de líder do Planalto e não lograr sucesso na busca pela presidência nacional do PT.
Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.