Logo O POVO+
Base de Evandro patrocina maior ataque ao Plano Diretor
Comentar
Foto de Henrique Araújo
clique para exibir bio do colunista

Henrique Araújo é jornalista e doutorando em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com mestrado em Sociologia (UFC) e em Literatura Comparada (UFC). Cronista do O POVO, escreve às quartas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades, editor-adjunto de Política e repórter especial. Mantém uma coluna sobre bastidores da política publicada às segundas, quintas e sextas-feiras.

Base de Evandro patrocina maior ataque ao Plano Diretor

O recurso a uma emenda coletiva é disfarce não somente para deslocar a autoria das sugestões de alteração radical nos pontos mais sensíveis do PDP da capital cearense
Comentar
Prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, do PT (Foto: DANIEL GALBER/ESPECIAL PARA O POVO)
Foto: DANIEL GALBER/ESPECIAL PARA O POVO Prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, do PT

Dos 34 vereadores que assinam o emendão que descaracteriza o texto proposto do Plano Diretor de Fortaleza, apenas um é de oposição. Os demais integram a base do prefeito Evandro Leitão, do PT.

Trata-se de uma articulação com a digital do Paço, sem a qual os parlamentares não atuariam em sintonia, nesse ataque coordenado às bases do documento aprovado pela Conferência da Cidade.

O recurso a uma emenda coletiva é disfarce não somente para deslocar a autoria das sugestões de alteração radical nos pontos mais sensíveis do PDP da capital cearense.

É sobretudo um meio encontrado pelos vereadores governistas para amortecer o impacto negativo para a gestão Evandro caso as mudanças sejam encaminhadas e aprovadas no plenário da Câmara. 

LEIA TAMBÉMLobby das construtoras pressiona Evandro a rever Plano Diretor

Embora o prefeito venha se esquivando de qualquer envolvimento com a tramitação do emendão, é difícil acreditar que uma movimentação desse tipo se dê sem o aval do Executivo, principalmente quando desfaz a espinha dorsal do Plano Diretor Participativo.

No final de outubro, escrevi que havia um lobby fortíssimo do setor da construção que pressionava Evandro e sua base a cortar do texto do PDP os itens que dificultavam a expansão do mercado imobiliário na cidade.

“Esse lobby”, anotei naquele dia, “deve se incorporar às emendas da base de Evandro, cujas sugestões tendem a ‘desmatar’ as partes acrescidas quando do processo de elaboração e aprovação da minuta do plano pelos conferencistas”.

Quase 20 dias depois, a estratégia desses grupos de pressão, com os quais a Prefeitura não quer se indispor, acabou por se confirmar.

Foto do Henrique Araújo

Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?