Logo O POVO+
Ciro tem 10 pontos de vantagem sobre Elmano em nova pesquisa para o Governo
Comentar
Foto de Henrique Araújo
clique para exibir bio do colunista

Henrique Araújo é jornalista e doutorando em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com mestrado em Sociologia (UFC) e em Literatura Comparada (UFC). Cronista do O POVO, escreve às quartas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades, editor-adjunto de Política e repórter especial. Mantém uma coluna sobre bastidores da política publicada às segundas, quintas e sextas-feiras.

Ciro tem 10 pontos de vantagem sobre Elmano em nova pesquisa para o Governo

A sondagem consultou 800 eleitores entre 13 e 16 de dezembro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos
Comentar
O ex-ministro e ex-governador Ciro Gomes, agora no PSDB  (Foto: FÁBIO LIMA)
Foto: FÁBIO LIMA O ex-ministro e ex-governador Ciro Gomes, agora no PSDB

O ex-presidenciável Ciro Gomes (PSDB) lidera a corrida pelo Governo do Estado, conforme a pesquisa Ipsos-Ipec mais recente. Nela, o tucano soma 44% das intenções de voto, ante 34% de Elmano de Freitas (PT), atual chefe do Executivo.

Em terceiro lugar, aparece Eduardo Girão, do Novo, com 7%. Brancos e nulos contabilizam 10% e não sabem ou não responderam, 5%.

A sondagem consultou 800 eleitores entre 13 e 16 de dezembro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Em eventual segundo turno, Ciro obtém 49% contra 39% de Elmano.

A Ipsos-Ipec aferiu ainda a rejeição dos nomes testados. A do ex-ministro, por exemplo, é de 21%. Girão, por sua vez, tem 51% e Elmano, 31%.

O novo levantamento está em sintonia com outros realizados nos últimos dias, entre os quais Real Time Big Data e Paraná Pesquisas.

Embora não tenha afirmado que é postulante ao Abolição ano que vem, Ciro é o quadro em torno de quem a oposição vem se aglutinando.

Para esses aliados, o recém-filiado ao PSDB é o concorrente com maior potencial de votos para a disputa contra as forças governistas no estado em 2026.

Como a coluna mostrou, o presidente Lula afirmou em coletiva na quinta, 18, que deve manter conversa com o ministro Camilo Santana (Educação) sobre a possibilidade de candidatura ao Governo do Estado.

Foto do Henrique Araújo

Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?