Logo O POVO+
Bolsonaro exonera aliado do deputado Heitor Freire, suspeito de gravar presidente
Foto de Henrique Araújo
clique para exibir bio do colunista

Henrique Araújo é jornalista e mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Articulista e cronista do O POVO, escreve às quartas e sextas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades e editor-adjunto de Política.

Bolsonaro exonera aliado do deputado Heitor Freire, suspeito de gravar presidente

Aliado de Heitor Freire, empresário Lucas Fiuza ocupava cargo de coordenador-geral de Fomento ao Empreendedorismo, Atração de Investimentos, do Ministério do Turismo
Tipo Notícia
Presidente da Embratur, Gilson Machado Neto, e Lucas Fiuza (direita)  (Foto: divulgação)
Foto: divulgação Presidente da Embratur, Gilson Machado Neto, e Lucas Fiuza (direita)

O presidente Jair Bolsonaro exonerou Lucas Fiuza do cargo de coordenador-geral de Fomento ao Empreendedorismo, Atração de Investimentos, do Ministério do Turismo.

Braço direito do deputado federal Heitor Freire (PSL), Fiúza era o presidente do partido em Fortaleza até hoje pela manhã, quando entregou o cargo.

A portaria da União, publicada nesta segunda-feira, data de quinta-feira, 17, quando trecho de conversa entre Bolsonaro e Freire se tornou público. Fiuza foi nomeado para o cargo em 12 de agosto último. 

Embora tenha admitido o diálogo com o presidente, o deputado negou que houvesse gravado e vazado o áudio.

Pelas redes sociais, Fiuza anunciou nesta segunda a saída do comando da legenda: “Diante dos decepcionantes fatos, entreguei hoje a presidência da comissão do PSL de Fortaleza”.

O empresário continua: “Me envolvi na política para ajudar Bolsonaro a governar e mudar o Brasil para melhor, jamais para ser parte de um obstáculo em seu caminho”.

Fiuza foi o segundo dirigente a passar pela liderança do PSL local. Antes dele, o deputado estadual André Fernandes chegou a desempenhar a função por alguns meses, mas foi destituído a mando de Freire depois de romper com o correligionário. 

À coluna, Heitor Freire confirmou o afastamento de Fiuza da comissão provisória do PSL e disse que o processo “se deu de forma tranquila e que (Fiuza) segue apoiando as ações do governo federal e do presidente Jair Bolsonaro, assim como o presidente do partido, deputado federal Heitor Freire”.

Segundo o deputado federal, “o novo nome está em definição e será anunciado em breve”.

Foto do Henrique Araújo

Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?