Logo O POVO+
Cabo Sabino se apresenta à Justiça e tem prisão revogada
Foto de Henrique Araújo
clique para exibir bio do colunista

Henrique Araújo é jornalista e mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Articulista e cronista do O POVO, escreve às quartas e sextas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades e editor-adjunto de Política.

Cabo Sabino se apresenta à Justiça e tem prisão revogada

Tipo Notícia
Cabo Sabino é ex-deputado federal e um dos líderes do motim da PM no Ceará  (Foto: JÚLIO CAESAR)
Foto: JÚLIO CAESAR Cabo Sabino é ex-deputado federal e um dos líderes do motim da PM no Ceará

Líder do motim dos policiais militares, Cabo Sabino se apresentou à Justiça nesta quinta-feira e teve a prisão revogada. O ex-deputado federal cumpre apenas medida cautelar que o impede de "frequentar unidade da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros durante o período de seis meses, exceto em caso de intimação".

Sabino foi espontaneamente à Vara de Audiência de Custódia no final da tarde. Segundo o juiz Roberto Bulcão, que assina a decisão, a prisão foi revogada porque “uma medida cautelar preventiva é suficiente para a garantia da ordem pública, antes ameaçada pelo momento dos policiais”. A paralisação de soldados se encerrou no último domingo, após 13 dias. 

De acordo com a medida, “o requerente teve contra si decretada prisão preventiva pela autoria, em tese, de crimes de motim e/ou revolta, conspiração e ainda o incitamento e aliciamento, tipificados nos artigos 149 a 155 do Código Penal Militar”.

O documento registra ainda que o autuado estava em local desconhecido.

Mais cedo, O POVO antecipou que Cabo Sabino avaliava se entregar hoje. O militar estudava se iria a um quartel dos Bombeiros ou da PM.

No meio da tarde desta quinta-feira, antes da soltura de Sabino, o deputado Soldado Noelio (Pros) e o vereador Sargento Reginauro (sem partido) foram chamados ao Palácio da Abolição. À coluna, uma fonte próxima afirmou que o mandado de prisão contra o líder do motim dos PMs era um dos assuntos a serem discutidos.

O encontro foi negado pelo Governo.

Sabino estava foragido da Justiça. “Ele está com mandado de prisão. Está foragido”, disse o governador Camilo Santana (PT) em entrevista ao programa Central GloboNews.

Mais informações em instantes 

Foto do Henrique Araújo

Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?