Cabo Sabino se apresenta à Justiça e tem prisão revogada
Henrique Araújo é jornalista e mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Articulista e cronista do O POVO, escreve às quartas e sextas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades e editor-adjunto de Política.
Líder do motim dos policiais militares, Cabo Sabino se apresentou à Justiça nesta quinta-feira e teve a prisão revogada. O ex-deputado federal cumpre apenas medida cautelar que o impede de "frequentar unidade da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros durante o período de seis meses, exceto em caso de intimação".
Sabino foi espontaneamente à Vara de Audiência de Custódia no final da tarde. Segundo o juiz Roberto Bulcão, que assina a decisão, a prisão foi revogada porque “uma medida cautelar preventiva é suficiente para a garantia da ordem pública, antes ameaçada pelo momento dos policiais”. A paralisação de soldados se encerrou no último domingo, após 13 dias.
De acordo com a medida, “o requerente teve contra si decretada prisão preventiva pela autoria, em tese, de crimes de motim e/ou revolta, conspiração e ainda o incitamento e aliciamento, tipificados nos artigos 149 a 155 do Código Penal Militar”.
O documento registra ainda que o autuado estava em local desconhecido.
Mais cedo, O POVO antecipou que Cabo Sabino avaliava se entregar hoje. O militar estudava se iria a um quartel dos Bombeiros ou da PM.
No meio da tarde desta quinta-feira, antes da soltura de Sabino, o deputado Soldado Noelio (Pros) e o vereador Sargento Reginauro (sem partido) foram chamados ao Palácio da Abolição. À coluna, uma fonte próxima afirmou que o mandado de prisão contra o líder do motim dos PMs era um dos assuntos a serem discutidos.
Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.