Logo O POVO+
Os segredos de um bom refogado
Foto de Ivan Prado
clique para exibir bio do colunista

Formado em Gastronomia pelo Centro Universitário Senac São Paulo (2009); Prochef pelo The Culinary Institute of America (2013). Pesquisador da gastronomia cearense é Autor do

Ivan Prado gastronomia

Os segredos de um bom refogado

Tipo Opinião
Cozidão de carne começa com um bom refogado (Foto: receitasnestle.com.br/ divulgação)
Foto: receitasnestle.com.br/ divulgação Cozidão de carne começa com um bom refogado

Para mim uma boa receita sempre começa com um bom refogado. Quem nunca se deparou ao entrar numa casa próximo ao horário do almoço com aquele aroma de alho e cebola fritando!? Daí você já imagina que a comida vai ser boa e já avisa que vai ficar para almoçar.

Existem varias possibilidades na construção de um refogado, mas existem alguns ingredientes base que são essenciais. Podemos citar alguns: azeite, manteiga, óleo, banha de porco ou até margarina, que são tipos de gordura que podem ser utilizadas. Os demais ingredientes vai depender de qual proteína ou acompanhamento que está sendo preparado.

Por exemplo, para o arroz soltinho e branquinho, eu utilizo óleo, alho e cebola. Já para um preparo de carne, utilizo a mesma base (alho, cebola e a manteiga), e acrescento condimentos, ervas e tomate.

Outra coisa interessante é que o refogado define a base de sabor do prato, da comida de um local. Na junção de manteiga da terra, alho, cebola, pimentão, pimenta-de-cheiro, tomate e cheiro verde adicionando o leite de Coco posso "transportar" uma pessoa ao litoral do Ceará, lembrando do sabor do peixe cozido. Se acrescentarmos mais tomate, colorau e carneiro, na memória gustativa nos vem o sertão cearense. Não importa qual o ingrediente a usar, sempre comece com uma panela quente, gordura, alho, cebola e muita criatividade. Não tem como dar errado!

Cozido perfeito!

INGREDIENTES

1 kg de carne com osso cortada em cubos médios

2 dentes de alho picado

1 cebola picada

4 tomates picados

1/4 de maço de hortelã picado

1/4 de maço de manjericão picado

1/2 maço de salsa

1/2 colher de sopa de páprica

2 pitadas de cominho

Pimenta do Reino e sal a gosto

80 ml de azeite

MODO DE PREPARO

Em uma panela esquente bem o azeite e adicione a carne aos poucos já temperada com sal e pimenta. Deixe dourar bem e reserve. Na mesma panela que fritou a carne adicione mais azeite e comece o refogado. Primeiramente adicionando o alho deixando refogar por 40 segundos, e em seguida coloque a cebola e refogue mais um pouco. Adicione o tomate e a páprica. Adicione a carne já pré preparada e água até cobrir todos os ingredientes. Quando a carne estiver quase cozida, adicione as ervas e deixe ferver até obter um caldo grossinho.

DICAS

Se quiser adicionar algum legume, ao colocar as ervas, ponha os legumes e um pouquinho mais de água.

Separe um pouco do caldo e ponha numa panela. Deixe ferver e adicione um punhado de farinha, cheiro Verde picado e uma colher de manteiga. Assim, além do arroz, você terá um acompanhamento perfeito para o seu cozido: um delicioso pirão.

Foto do Ivan Prado

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?