
Formado em Gastronomia pelo Centro Universitário Senac São Paulo (2009); Prochef pelo The Culinary Institute of America (2013). Pesquisador da gastronomia cearense é Autor do
Formado em Gastronomia pelo Centro Universitário Senac São Paulo (2009); Prochef pelo The Culinary Institute of America (2013). Pesquisador da gastronomia cearense é Autor do
Introduzido no Brasil no século XVIII, por volta 1720, oriundo da Guiana Francesa, o café é uma bebida que se difundiu pelo nosso país se tornando um produto icônico e representativo da nossa economia e cultura alimentar até hoje.
Passando pela sua evolução com os barões do café, da política do Café com leite na república velha no final do século XIX, desde 1837 o café se tornou o principal produto de exportação sendo responsável pelo crescimento das principais cidades do país como o Rio de Janeiro e São Paulo.
Hoje o café representa R$ 55,892 bilhões de receita, que corresponde a 4,70% do total produzido no pib brasileiro, o que representa 69% de tudo que é produzido na agropecuária brasileira. Minas Gerais é o estado com a maior receita gerada pelo café.
Um produto tão secular e grandioso não poderia deixar de fazer parte da minha história.
Quando eu era pequeno e ia no centro da cidade de Santos com a minha mãe, e na volta parávamos em uma loja que moía o café na hora. Me lembro do cheiro até hoje, daquele café fresco e já vinha o desejo de um café com leite bem quentinho com pão torrado na manteiga.
Aí que começa a minha história com café. Fui crescendo e esse líquido preto, quente, amago no começo e que me ajuda a despertar para vida, me conecta com as pessoas nos 10 min para tomar café e prosear com um colega de trabalho. Me ajuda a acordar quando estou cansado, acelera meus cozinheiros e os deixa ligados na hora do serviço.
Aliás no Brasil a mola propulsora das cozinhas é café…a maioria das empresas tem uma garrafa de café para os funcionários.
Hoje com as variedades de café disponíveis do mercado, o paladar se refinou e as pessoas estão entendo a qualidade do produto, as diferenças de torras e tonalidades que trazem amargos diferentes. Aprendemos que o açúcar interfere no sabor do café e tomar puro é melhor, desde que seja de qualidade. Claro!
Hoje não é mais um líquido preto no fundo de uma xícara. É uma bebida que nos coloca literalmente na boca do mundo.
Segue uma bebida que gosto de fazer, porque café até gelado é bom!
CAFÉ GELADO COM CAPIM SANTO E LIMÃO
100 ml de café
30 gr açúcar
3 folhas da capim santo
1 pedaço de gengibre pequeno
Suco e raspas de 1/2 limão pequeno
1 copo cheio de gelo
Modo de preparo:
1.Em um copo macere o açúcar com capim santo e gengibre.
2.Adicione o limão, gelo e café, se necessário adicione um pouco de agua.
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.