Logo O POVO+
Witbier: conhecendo o estilo
Foto de João Filho
clique para exibir bio do colunista

Publicitário, especialista em Marketing , Mestre em Administração e Sommelier de cerveja. Desde 2013, atua na área de treinamento, consultoria e educação cervejeira, sendo pioneiro em Fortaleza. Foi professor da disciplina de cultura cervejeira na pós-graduação de gastronomia da Fanor, e é um dos idealizadores e professor do curso de Beer Sommelier do Senac/CE. É colunista de cervejas do O POVO s Sommelier de cervejas do quadro

João Filho gastronomia

Witbier: conhecendo o estilo

Tipo Opinião
Hoegaarden - É a referência do estilo, a autêntica cerveja de trigo belga. Com ingredientes especiais como raspas de casca de laranja e coentro, possui refrescância e alta "drinkability". (Foto: divulgação )
Foto: divulgação Hoegaarden - É a referência do estilo, a autêntica cerveja de trigo belga. Com ingredientes especiais como raspas de casca de laranja e coentro, possui refrescância e alta "drinkability".

As cervejas Witbier são cervejas de trigo belgas. Esse estilo foi muito popular na Europa no século XVII, mas após a segunda Guerra Mundial desapareceram do mercado. O estilo estava extinto até que um leiteiro da cidade de Hoegaarden, chamado Pierre Celis, retomou a produção, baseado em suas memórias de quando ele era criança e o estilo ainda era fabricado. Em 1966, então, o estilo de cervejas Witbier ressurgiu, tornando-se uma lenda entre as cervejas e muito procurada como uma bebida altamente refrescante.

Leia também | Confira mais dicas do universo cervejeiro na coluna Tim Tim

Elegante e saborosa, as características do estilo são bem fáceis de serem percebidos. Na aparência ela possui uma cor que vai de palha a amarelo, no seu aroma é possível perceber de maneira moderada o trigo, grãos e os condimentos (coentro e casca de laranja). O seu sabor é cítrico e refrescante, sendo possível perceber também nas nuances os condimentos. Selecionei seis rótulos como sugestão para vocês, confiram:

Hoegaarden

É a referência do estilo, a autêntica cerveja de trigo belga. Com ingredientes especiais como raspas de casca de laranja e coentro, possui refrescância e alta drinkability.

La Trappe Witbier

A La Trape Witbier é a primeira cerveja do estilo a ser produzida por uma mosteiro trapista. Produzida sem as especiarias conhecidas do estilo como casca de laranja e coentro. Esta tarefa fica por conta do lúpulo Saphir.

Damm Estrella Inedit

Essa é uma witbier espanhola, com textura cremosa, fresca, suave carbonatação e retrogosto agradável. Na receita são adicionadas as especiarias coentro, casca de laranja e alcaçuz.

DUM Grand Cru

Com quase 9% de ABV, a rótulo surgiu com a ideia da cervejaria DUM de desenvolver uma cerveja belga de trigo mas, com mais corpo e álcool que uma Witbier tradicional.

Amazon Beer Taperebá

A receita usa a fruta taperebá, também conhecida como cajá, além de dois tipos de malte, o trigo e a cevada.

Blanche du Paradis

Seu nome significa “Branco do Paraíso” em francês. Ela ganhou a nota 94 no RateBeer, o maior ranking de cervejas do mundo.

Wäls Witte

A cerveja conta com especiarias como a pimenta da jamaica e tem como fruta a laranja da terra em sua receita. É uma cerveja medalha de ouro no Bière Beer e prata no Festival Brasileiro da Cerveja.

 

Foto do João Filho

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?