Logo O POVO+
Stout is the new Black
Foto de João Filho
clique para exibir bio do colunista

Publicitário, especialista em Marketing , Mestre em Administração e Sommelier de cerveja. Desde 2013, atua na área de treinamento, consultoria e educação cervejeira, sendo pioneiro em Fortaleza. Foi professor da disciplina de cultura cervejeira na pós-graduação de gastronomia da Fanor, e é um dos idealizadores e professor do curso de Beer Sommelier do Senac/CE. É colunista de cervejas do O POVO s Sommelier de cervejas do quadro

João Filho gastronomia

Stout is the new Black

Russian Imperial Stout: Amargor intenso equilibrado com dulçor, alto corpo e alto teor alcoólico. Perfil licoroso. (Foto: divulgação )
Foto: divulgação Russian Imperial Stout: Amargor intenso equilibrado com dulçor, alto corpo e alto teor alcoólico. Perfil licoroso.

Há diversos tipos de cerveja e um dos mais conhecidos e consumidos no mundo é o stout. O estilo surgiu na Irlanda, inspirado pelo estilo Inglês Porter. A Porter foi criada no século XVIII com o intuito de ser cerveja para alimentar trabalhadores braçais, para ser servida como refeição. As stouts nasceram nesse mesmo período como uma subcategoria das Porter, reza a lenda que o estilo surgiu como maneira de contornar os altos impostos na Inglaterra do século 19, que eram cobrados com base no malte de cevada.

Com o passar dos anos e variações nas receitas e matérias-primas, chegou a necessidade de separar os estilos, uma vez em que foram tomando características diferentes, usando nas Stouts maltes mais torrados, tendo assim mais notas de café, portanto menos doces e mais secas.

Com o decorrer dos anos, vários subestilos de stouts foram sendo criados e hoje temos pelo menos mais de dez subcategorias registradas pelo BCJP, (Beer Judge Certification Program). Quer saber por onde começar? Então confira alguns dos principais subcategorias do estilo e escolha aquela que mais agrada seu paladar.

Dry Stout

As Dry Stouts têm cor preta fechada e boa formação de espuma branca e cremosa. Corpo médio-baixo, baixo amargor, e final seco.

American Stout:

As American Stouts apresentam amargor pronunciado e aromas de variedades americanas de lúpulos, geralmente cítricos, complementando os aromas de torrefação característicos do estilo Stout.

Russian Imperial Stout

As Russian Imperial Stout são as versões mais intensas de Stout. Amargor intenso equilibrado com dulçor, alto corpo e alto teor alcoólico. Perfil licoroso.

Sweet Stout:

Este subestilo se caracteriza por um perfil mais adocicado. As Sweet Stouts apresentam médio corpo e baixo amargor. Podem ter adição de lactose ou chocolate, contribuindo para um dulçor mais pronunciado.

Oatmeal Stout

De cor marrom escura a preta fechada. As Oatmeal Stouts têm, como o nome indica, adição de aveia, lhes conferindo médio corpo e cremosidade. Apresentam médio amargor.

Pastry Stout:

São cervejas inspiradas em sobremesas que levam elementos diversos de panificação e confeitaria, como baunilha, chocolate, canela, coco, nibs de cacau, tendo, em sua maioria, as Imperial Stout como base.

Foto do João Filho

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?