Logo O POVO+
Tim-Tim: Cerveja e churrasco: como fazer a combinação perfeita?
Foto de João Filho
clique para exibir bio do colunista

Publicitário, especialista em Marketing , Mestre em Administração e Sommelier de cerveja. Desde 2013, atua na área de treinamento, consultoria e educação cervejeira, sendo pioneiro em Fortaleza. Foi professor da disciplina de cultura cervejeira na pós-graduação de gastronomia da Fanor, e é um dos idealizadores e professor do curso de Beer Sommelier do Senac/CE. É colunista de cervejas do O POVO s Sommelier de cervejas do quadro

João Filho gastronomia

Tim-Tim: Cerveja e churrasco: como fazer a combinação perfeita?

Tipo Opinião
Coluna Timtim fala de carnes para churrasco (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Coluna Timtim fala de carnes para churrasco

Cerveja e churrasco é, sem dúvida, uma das combinações favoritas dos brasileiros! Pensando no típico churrasco, aquele que fazemos em casa com grande diversidade de itens, não dá para escolher uma cerveja para harmonizar perfeitamente com todos os pratos. Mas é possível, sim, escolher alguns estilos que conseguem entrar em harmonia com vários dos alimentos, com o clima e com o ambiente. Confira as dicas e eleve seu churrasco a outro nível!

Leia também | Confira mais dicas de João Filho sobre o mundo cervejeiro na coluna Tim-Tim

Picanha

A picanha é a carne favorita dos brasileiros. Por apresentar uma gordura bem definida na peça, bastante apreciada, a sugestão de harmonização é uma IPA. Esse estilo de cerveja possui um amargor bem intenso, mas agradável, que equilibra o salgado da carne. Já o alto teor alcoólico tem a função de equilibrar a gordura.

Fraldinha

A fraldinha é uma carne que também tem bastante gordura, mas com uma distribuição menos uniforme, razão pela qual muita gente acaba comendo a porção com pouco teor de gordura. A sugestão de harmonização é uma Brown ale, cerveja com perfil maltado que traz uma doçura que remete a biscoitos, amêndoas e um toque de caramelo.

Linguiça de pernil

Considerando uma linguiça de pernil, sem muitas especiarias e condimentos, o estilo sugerido para equilibrar a gordura e a baixa caramelização é uma Tripel. Espera-se que ela complemente e tempere um pouco mais a linguiça, enquanto o alto teor alcoólico contraste a gordura.

Frango

Por se tratar de uma carne mais suave, o frango pede por cervejas mais leves. É o caso da Vienna Lager. As suaves notas carameladas da bebida complementam as do frango, enquanto o álcool é suficiente para equilibrar a gordura.

Queijo coalho

O sabor mais suave, leve acidez e o teor de sal mais elevado desse tipo de queijo combinam bem com cervejas de trigo alemãs, como as Weizenbiers. Ambos contam com acidez delicada e as notas frutadas da cerveja complementam o queijo, tornando-o mais saboroso.

Pão de alho

A indicação para harmonizar o pão de alho é uma velha conhecida dos brasileiros, a cerveja Pilsen. Sua carbonatação e teor alcoólico são suficientes para quebrar a gordura da pasta de alho, e ainda há uma semelhança entre o perfil tostado do pão e a tosta do malte.


Foto do João Filho

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?