Logo O POVO+
Como se tornar um sommelier de cervejas
Foto de João Filho
clique para exibir bio do colunista

Publicitário, especialista em Marketing , Mestre em Administração e Sommelier de cerveja. Desde 2013, atua na área de treinamento, consultoria e educação cervejeira, sendo pioneiro em Fortaleza. Foi professor da disciplina de cultura cervejeira na pós-graduação de gastronomia da Fanor, e é um dos idealizadores e professor do curso de Beer Sommelier do Senac/CE. É colunista de cervejas do O POVO s Sommelier de cervejas do quadro

João Filho gastronomia

Como se tornar um sommelier de cervejas

Tipo Opinião
Beatriz Ruiz é Sommelière e Mestre em Estilos de Cervejas, uma das referências do Brasil na área e detentora de muitas premiações  (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Beatriz Ruiz é Sommelière e Mestre em Estilos de Cervejas, uma das referências do Brasil na área e detentora de muitas premiações

Vista como uma profissão ainda recente no mercado de trabalho, o Sommelier de Cerveja tem múltiplas perspectivas de atuação. Espera-se deste profissional aptidões para analisar tecnicamente os diversos estilos de cerveja, conceber cartas de cervejas, sugerir harmonizações e identificar possíveis defeitos do processo de fabricação da bebida. Os principais postos de trabalho estão nas microcervejarias, importadoras e distribuidoras e nos setores de hotéis, bares e restaurantes. Para quem se interessou pela profissão e quer saber mais sobre como se especializar, elencamos quatro cursos credenciados, que cuidam da formação de excelência desse profissional.

Escola Superior de Cerveja e Malte

O curso oferece conteúdos teóricos e práticas de degustação de cervejas, além de disciplinas de mixologia e uso de cerveja como ingrediente culinário. Confere o certificado de sommelier de cervejas duplo: nacional pela Escola Superior de Cerveja e Malte e internacional pela Doemens Akademie (Alemanha).

Saiba mais em: www.cervejaemalte.com.br/

Instituto da Cerveja Brasil

Oferece formação de Sommelier de Cervejas em diferentes cidades, algumas em formato intensivo e nos finais de semana. Todas as aulas são acompanhadas de degustação, com mais de 80 cervejas degustadas. Certificado do Instituto da Cerveja Brasil, Associação Brasileira de Sommelier e chancela da ASI(Association de la Sommellerie Internationale - França).

Saiba mais em: www.institutodacerveja.com.br/

Science of Beer

Tem uma grade de cursos em todo o País com aulas aos finais de semana. Além das disciplinas tradicionais, oferece bases de gastronomia, introdução à harmonização e noções de outras bebidas como destilados, café e vinhos. Integra o World Beer Academy - Sistema Integrado de Ensino de Cerveja.

Saiba mais em: www.scienceofbeer.com.br/

Senac

O curso oferece módulos de análise sensorial, principais escolas pelo mundo - belga, alemã, inglesa etc, leitura e interpretação de rótulos, serviços de chope, atendimento, estocagem, vendas, dprodução cartas de cerveja, organização de eventos, cerveja e gastronomia e mercado no Brasil e no mundo. Após a aprovação no curso, você receberá seu certificado, que é aceito em todo o Brasil.

Saiba mais em: www.sp.senac.br

Foto do João Filho

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?