Logo O POVO+
Cinco cervejas sem glúten que você precisa conhecer
Foto de João Filho
clique para exibir bio do colunista

Publicitário, especialista em Marketing , Mestre em Administração e Sommelier de cerveja. Desde 2013, atua na área de treinamento, consultoria e educação cervejeira, sendo pioneiro em Fortaleza. Foi professor da disciplina de cultura cervejeira na pós-graduação de gastronomia da Fanor, e é um dos idealizadores e professor do curso de Beer Sommelier do Senac/CE. É colunista de cervejas do O POVO s Sommelier de cervejas do quadro

João Filho gastronomia

Cinco cervejas sem glúten que você precisa conhecer

Tipo Opinião
Stone Delicious Ipa, primeira cerveja com glúten reduzido da marca  (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Stone Delicious Ipa, primeira cerveja com glúten reduzido da marca 

Praticamente unanimidade nos quatro cantos do mundo, a cervejinha acumula diversas revoluções ao longo de sua história. Sem dúvida, uma das mais importantes foi o começo da produção de exemplares livres de glúten.

O glúten é uma proteína comumente encontrada em cereais como trigo, aveia e centeio. Então vamos fazer as contas: a cerveja é feita com malte; o malte é derivado da cevada; a cevada é um cereal. Portanto… bingo! Agora, o que talvez você não saiba, é que há pouco tempo a indústria encontrou novas formas de fazer sua gelada livre do glúten. Um dos métodos de fabricação usa técnicas de filtragem com os ingredientes originais da bebida. Basicamente, ele reduz os níveis de glúten a um grau aceitável para quem é intolerante à proteína (abaixo de 6ppm). Já o outro, utiliza grãos como milhete, sorgo, trigo sarraceno e outros ingredientes incomuns.

Se você possui alguma restrição ao glúten mas não quer deixar de apreciar boas cervejas, conheça algumas das melhores opções disponíveis no mercado:

Leia também | Confira mais dicas de harmonização e informações sobre o mundo das cervejas na coluna Tim Tim, com João Filho

Cerveja Lake Side
Cerveja Lake Side

1. Lake Side

A Lake Side é a primeira cervejaria a produzir rótulos glúten free no Brasil. São vários estilos, sendo os mais vendidos a Lake Side APA (inspirada na Way APA), Lake Side Lager e Lake Side Malzbier. Entre as sazonais estão uma Lambic, uma Sour e uma Rye Beer.

2. Farrapos

São os rótulos próprios da fábrica que produzia a Lake Side Beer em Passo Fundo (RS). Eles contam com dois estilos: Malzbier e Pilsen, ambos com 4,5% de álcool. Destaque para a Malzbier que apresenta notas de avelã e caramelo harmonizado com um leve amargor.

Grisette Bio
Grisette Bio

3. Grisette Blonde Gluten Free

É uma Belgian Pale produzida pela cervejaria belga Brasserie St. Feuillien. Além de ser muito refrescante e agradável, possui aromas e sabores cítricos, especiarias e cereais.

4. Daura Damm

Leve e refrescante, é uma cerveja com 5,4% de álcool produzida na Espanha. Possui glúten reduzido (menos de 6 ppm) e é uma Euro Pale Lager.

5. Stone Delicious IPA

Foi a primeira cerveja com glúten reduzido da marca. Os rótulos foram importados recentemente e são mais fáceis de achar. Ela é uma American IPA potente com 7,7% de álcool.

Foto do João Filho

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?