Foto de João Filho
clique para exibir bio do colunista

Publicitário, especialista em Marketing , Mestre em Administração e Sommelier de cerveja. Desde 2013, atua na área de treinamento, consultoria e educação cervejeira, sendo pioneiro em Fortaleza. Foi professor da disciplina de cultura cervejeira na pós-graduação de gastronomia da Fanor, e é um dos idealizadores e professor do curso de Beer Sommelier do Senac/CE. É colunista de cervejas do O POVO s Sommelier de cervejas do quadro "Saideira" da  rádio O POVO/CBN

João Filho gastronomia

Cerveja engorda - mito ou verdade?

Tipo Opinião
Cerveja engorda? (Foto: divulgação)
Foto: divulgação Cerveja engorda?

Sempre escutamos rumores de que a cerveja é a grande responsável pelo excesso de peso e pelas barrigas volumosas de muita gente. Mas, você já parou para pensar se tudo isso é mesmo verdade? Seria a cerveja a grande responsável pelos quilos a mais? Que tal esclarecer algumas dúvidas sobre o tema?

Leia também | Confira mais dicas e informações do mundo das cervejas, com João Filho, na coluna Tim Tim

Cerveja engorda?

Depende. Um copo ou lata de cerveja tem, em média, 150 calorias, variando para mais ou menos de acordo com a marca e o tipo de cerveja. O ganho na massa corporal ocorrerá de acordo com a quantidade de bebida, de calorias consumidas em outros alimentos e de calorias queimadas do indivíduo. É importante ressaltar que a cerveja é uma bebida calórica. Quando grandes quantidades de calorias são consumidas e não são usadas, armazenam-se e se transformam em gordura, dessa forma, a cerveja só causará um aumento no peso caso a quantidade de calorias ingeridas seja superior à queimada.

Cerveja dá barriga?

Não necessariamente. Estudos mostram que a região do acúmulo de gordura depende de inúmeros fatores, tanto físicos quanto genéticos. Não é possível afirmar, portanto, que o consumo de cerveja irá aumentar a gordura nessa região especificamente. Ainda assim, o abdômen é uma área comum para esse acúmulo. Além disso, um dos efeitos da cerveja que leva ao aumento do volume na região abdominal é a retenção de líquido. Então nem sempre o ganho de peso é gordura, às vezes, é inchaço, uma boa forma de reduzi-lo é a hidratação. Tomar um copo de água entre o consumo de uma latinha e outra de cerveja é uma boa forma de manter a hidratação e diminuir a retenção de líquido.

Qual cerveja engorda menos?

Existem cervejas pensadas para quem quer tomar cerveja, mas não quer exceder as calorias na dieta. Nesse sentido, as cervejas sem álcool são uma boa opção. Além disso, existem as cervejas light, produzidas de forma a ter um valor energético inferior. Ainda existem as cervejas puro malte, que não contêm os carboidratos derivados do trigo e uma quantidade menor de glúten.

Essa notícia foi relevante pra você?
Logo O POVO Mais