Logo O POVO+
Uma gelada depois do treino?
Foto de João Filho
clique para exibir bio do colunista

Publicitário, especialista em Marketing , Mestre em Administração e Sommelier de cerveja. Desde 2013, atua na área de treinamento, consultoria e educação cervejeira, sendo pioneiro em Fortaleza. Foi professor da disciplina de cultura cervejeira na pós-graduação de gastronomia da Fanor, e é um dos idealizadores e professor do curso de Beer Sommelier do Senac/CE. É colunista de cervejas do O POVO s Sommelier de cervejas do quadro

João Filho gastronomia

Uma gelada depois do treino?

Tipo Opinião
Avery Brewing Pacer IPA (Foto: divulgação )
Foto: divulgação Avery Brewing Pacer IPA

Que tal matar a sede com uma cerveja após o treino e não se sentir culpado? A ideia de álcool combinado à rotina de um atleta pode parecer conflitante, e certamente não deveria substituir água, mas você sabia que as cervejarias vêm incorporando eletrólitos e até mesmo trigo sarraceno e pólen de abelhas para amenizar o dano da desidratação ao corpo?

Tudo começou quando Geoff Pedder, que compete em maratonas e triatlos, lembrou que depois de quase toda prova, ele se juntava com os amigos para tomar cerveja. Daí surgiu a ideia de unir sua experiência em marketing e desenvolvimento de produtos, ao conhecimento de bioquímica de um amigo, dando início à Zelus Beer, uma das primeiras cervejarias dedicadas a oferecer "performance beer" ("cerveja de alto desempenho").

O mercado ainda é pequeno, estima que as performance beer representem 1% do mercado de cerveja artesanal, que por si só equivale a 13% do mercado total americano, mas em crescimento. Que tal conhecer alguns rótulos que são uma ótima recompensa pós-treino?

Leia também | Confira mais dicas e informações do mundo cervejeiro, com João Filho, na coluna Tim Tim

Weekender, Competitor e Race Pace, cervejas da Zelus Beer pensadas para brindar o fim de provas esportivas
Weekender, Competitor e Race Pace, cervejas da Zelus Beer pensadas para brindar o fim de provas esportivas

Zelus BEER CO. Weekender

Inspirada na escola alemã, essa lager possui 5,3% de teor alcoólico, é levemente lupulada e é reforçada com potássio, sódio e sais de cálcio, que ajudam a recarregar o corpo.

Harpoon Rec League
Harpoon Rec League

Harpoon Brewery Rec. League

Uma IPA que apresenta o teor alcoólico de 4% e é reforçada com trigo sarraceno kasha rico em proteínas e sementes de chia repletas de antioxidantes, além de sal marinho.

Avery Brewing Pacer IPA

Essa IPA possui adição de trigo, aveia e lúpulos mais exóticos do hemisfério sul, e ao mesmo tempo tem apenas 4,5% de teor alcoólico, 100 calorias e 3,5g de carboidratos.

Boulevard Easy Sport
Boulevard Easy Sport

Boulevard Easy Sport

Chamada de "ale do rali", é uma cerveja clara de 99 calorias e 4,1% de teor alcoólico da cervejaria de Kansas City (Missouri) recebe eletrólitos durante e após o processo de fermentação, e cascas de tangerina dão um toque final levemente ácido.

Foto do João Filho

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?