Logo O POVO+
Cervejas para a Páscoa
Foto de João Filho
clique para exibir bio do colunista

Publicitário, especialista em Marketing , Mestre em Administração e Sommelier de cerveja. Desde 2013, atua na área de treinamento, consultoria e educação cervejeira, sendo pioneiro em Fortaleza. Foi professor da disciplina de cultura cervejeira na pós-graduação de gastronomia da Fanor, e é um dos idealizadores e professor do curso de Beer Sommelier do Senac/CE. É colunista de cervejas do O POVO s Sommelier de cervejas do quadro

João Filho gastronomia

Cervejas para a Páscoa

Tipo Opinião
Dry Stout formam 
o par perfeito para 
chocolates amargos. (Foto: divulgação)
Foto: divulgação Dry Stout formam o par perfeito para chocolates amargos.

A Páscoa está chegando, e há quem acredite que a cerveja não tem nada a oferecer neste período. Afinal, quando se fala de comida e bebida, relacionamos essa época ao chocolate e vinho, mas e a nossa cerveja, como fica?

Já está mais que na hora de rever essa tradição. A cerveja pode e deve harmonizar com a Páscoa, principalmente com o chocolate. Harmonizar estas duas paixões nacionais pode parecer uma combinação improvável, porém bastante prazerosa se escolhidos os estilos certos de chocolate e de cerveja. Por compartilharem no sabor o equilíbrio entre amargo e doce, quando harmonizados, cerveja e chocolate têm seus sabores potencializados, criando sensações únicas, impossíveis de serem alcançadas de outra forma.

Mas que cerveja eu devo escolher para aproveitar minha Páscoa?

De modo geral, o ideal é usar cervejas escuras na combinação com o doce típico da Páscoa. Estas cervejas levam em sua receita malte tostado ou torrado, e isso geralmente proporciona no aroma e sabor notas de café e chocolate, o que casa perfeitamente com o chocolate já servido.

As Sweet Stout e as Porters são ideais quando se trata de chocolate ao leite. Nestes buscamos uma harmonização por proximidade, combinando doce com doce, chocolate com chocolate.

As cervejas do estilo Dry Stout formam o par perfeito para chocolates amargos. Elas são mais amargas pelo malte tostado, lembrando café e chocolate (amargo), realçando e complementando os sabores do chocolate.

Outra opção para chocolates amargos são as Imperial Stout. São cervejas mais alcoólicas, que nos oferecem uma sensação de aquecimento na boca, deixando o chocolate amargo ainda mais saboroso.

Para chocolate branco a pedida são as Fruit Lambic. Esse tipo de chocolate normalmente é mais doce e pastoso, neste caso precisamos de um sabor mais ácido para quebrar a gordura do chocolate e contrabalancear as sensações. A combinação fica simplesmente maravilhosa.

E no caso trufas recheadas com frutas secas, a dica é buscar cervejas com notas de passas, nozes e amêndoas. Estilos como Belgian Dubbel, Belgian Dark Strong e Scotch são as sugestões ideais.

Gostaram das dicas? Ousem e façam o teste nesta páscoa, você poderá desfrutar de algo verdadeiramente extraordinário e delicioso.

Foto do João Filho

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?