Logo O POVO+
Dez cervejas superalcoólicas
Foto de João Filho
clique para exibir bio do colunista

Publicitário, especialista em Marketing , Mestre em Administração e Sommelier de cerveja. Desde 2013, atua na área de treinamento, consultoria e educação cervejeira, sendo pioneiro em Fortaleza. Foi professor da disciplina de cultura cervejeira na pós-graduação de gastronomia da Fanor, e é um dos idealizadores e professor do curso de Beer Sommelier do Senac/CE. É colunista de cervejas do O POVO s Sommelier de cervejas do quadro

João Filho gastronomia

Dez cervejas superalcoólicas

Tipo Opinião
Alvo do movimento em defesa dos animais, com toda razão, a cerveja escocesa Brewdog end of history vem com a garrafa encoberta por animais empalhados. Garrafa custa 500 libras.   (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Alvo do movimento em defesa dos animais, com toda razão, a cerveja escocesa Brewdog end of history vem com a garrafa encoberta por animais empalhados. Garrafa custa 500 libras.

Elas têm mais teor alcoólico que vinhos, vodkas e algumas passam com sobras cachaças e uísques. Por incrível que pareça, estou falando de cerveja. Ficar surpreso com essa informação é normal, afinal somos um país acostumado a beber cerveja com baixo teor alcoólico, contudo nem todas as cervejas oscilam em torno de 4% a 6%. Existem mestres cervejeiros que gostam de inovar com cerveja e desenvolver rótulos na casa dos dois dígitos. Mas esqueça os 12% de uma imperial Stout, estamos falando de mais de 60% ABV. Vale lembrar que existem muitos conceitos errôneos com relação ao teor de álcool e cerveja. Não existe um estilo de cerveja que possa dizer que ela é definitivamente a mais forte. Maior teor de álcool nem sempre significa melhor qualidade. Então, sem mais delongas, vamos para a lista das dez cervejas mais fortes do mundo. Prossiga com moderação...

Leia também | Confira mais dicas e informações do mundo das cervejas, com João Filho, na coluna Tim Tim

Ranking das mais alcoólicas

1. Koelschip Mystery of Beer -70%
2. Snake Venon - 67,5%:
3. Brewmeister Armageddon - 65%
4. Koelschip Start The Future - 60%
5. BrewDog / Schorschbräu Strength in Numbers - 57,8%
6. Schorschbräu Schorschbock - 57%
7. Rock Bottom Campbell PT's Punch - 56%
8. Brewdog end of history - 55%
9. HaDictator Kim's Gulag Party - 53%
10. 7 Hills Melody Mill - 43%

Beer Brandy Oak Aged 2021
Beer Brandy Oak Aged 2021

A mais alcoólica do Brasil

Uma cervejaria do interior de São Paulo quebrou o próprio recorde ao lançar a cerveja com o maior teor alcoólico do Brasil. Envelhecida em barris de carvalho por dois anos, a Beer Brandy Oak Aged 2021, da Cervejaria da Cuesta, tem 35% de álcool. A cerveja utiliza dois tipos de lúpulo e cinco maltes, e tem como base uma receita de doppelbock. O resultado é uma cerveja de cor âmbar, lembrando um uísque, com aroma de nozes e dulçor Feita em edição limitada com apenas 100 garrafas numeradas, a Beer Brandy tem o preço sugerido pela cervejaria de R$ 450.

Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

Foto do João Filho

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?