Logo O POVO+
Uma IPA para chamar de sua
Foto de João Filho
clique para exibir bio do colunista

Publicitário, especialista em Marketing , Mestre em Administração e Sommelier de cerveja. Desde 2013, atua na área de treinamento, consultoria e educação cervejeira, sendo pioneiro em Fortaleza. Foi professor da disciplina de cultura cervejeira na pós-graduação de gastronomia da Fanor, e é um dos idealizadores e professor do curso de Beer Sommelier do Senac/CE. É colunista de cervejas do O POVO s Sommelier de cervejas do quadro

João Filho gastronomia

Uma IPA para chamar de sua

Tipo Opinião
Guia para cervejas IPAs (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Guia para cervejas IPAs

 

A India Pale Ale, ou simplesmente IPA, é um estilo de cerveja que surgiu na época das grandes navegações. Por causa das longas viagens para a Índia, os colonizadores ingleses passaram a adicionar mais lúpulo e álcool na produção das cervejas para conservá-las por mais tempo.

Mas de lá para cá, muita coisa mudou. Hoje em dia, encontramos todo tipo de variações do estilo pelos bares e bate aquela dúvida: qual delas eu escolho?

Conheça agora algumas destas variações:

English IPA:
A versão original! Malte remetendo a biscoito e caramelo, lúpulos ingleses que remetem à notas florais, picantes ou cítricas, com amargor pronunciado, mas bem equilibrado.

AMERICAN IPA :
Interpretação americana do estilo inglês, mais lupulada e amarga com uma ou mais características que remetem ao cítrico, floral, pinho, resinoso, condimentado, frutas tropicais, etc.

NEIPA:
Também chamadas de Juicy IPA ou Hazy IPA,São mais bem mais turvas normal em visual (bem mais turvas) e no gole, que tende a ser mais "aveludado". Bastante frutada e aromática.

SESSION IPA:
Com um drinkability altíssimo, nada mais é do que versões com o mesmo perfil de aromas e sabores que o estilo base, porém com teor alcoólico reduzido.

DOUBLE IPA:
Versão mais potente em amargor e teor alcoólico da English IPA e American IPA.

MILKSHAKE IPA:
Essas IPAs adicionam lactose e aveia, frutas e às vezes até baunilha durante o processo de fermentação, tudo isso para proporcionar uma experiência semelhante aos shakes.

WHITE IPA:
Pense em uma Witbier, agora adicione mais lúpulo. No geral, são cervejas com o sabor clássico das witbier com o amargor das IPAs.

INDIAN BLACK ALE:
Essa receita traz o perfil amargo e aromatizado da IPA e conta com maltes tostados e torrados, tornando-as mais escuras. Aromas de café ou chocolate devem ser encontrados.

BRUT IPA:
Super seca, com intensos aromas de lúpulos. Ela tem alta carbonatação, com muitas bolhinhas se desprendendo da cerveja, o que a faz lembrar um espumante brut.

OUTRAS VARIAÇÕES:
Sour IPA, Brown IPA, Red IPA, Rye IPA, Belgian IPA, Triple IPA, Double NEIPA, Triple NEIPA e Wood Aged IPA.

Leia também | Confira mais dicas e informações do mundo das cervejas, com João Filho, na coluna Tim Tim

 

Foto do João Filho

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?