Publicitário, especialista em Marketing , Mestre em Administração e Sommelier de cerveja. Desde 2013, atua na área de treinamento, consultoria e educação cervejeira, sendo pioneiro em Fortaleza. Foi professor da disciplina de cultura cervejeira na pós-graduação de gastronomia da Fanor, e é um dos idealizadores e professor do curso de Beer Sommelier do Senac/CE. É colunista de cervejas do O POVO s Sommelier de cervejas do quadro
Cortar da alimentação chocolate comum, pão, balas, biscoitos? Fácil. Cortar cerveja? Sinceramente, eu nunca consegui. A boa notícia é que, sim, existe cerveja low carb!
Refrescantes e acessíveis, as low carb também têm agitado a cena das cervejas premium no Brasil, levando muitas cervejarias artesanais a elaborar suas próprias receitas com baixo carboidrato e garantir espaço no mercado.
Para ser considerada low carb, a cerveja precisa ser livre de açúcar. Como consequência, esse tipo de bebida costuma ter baixo estímulo insulínico e acaba sendo uma ótima opção para diabéticos.
Vale ressaltar, porém, que o álcool presente em qualquer cerveja é fonte de carboidratos. Portanto, não é possível fazer uma cerveja que tenha presença de álcool e seja totalmente livre de carboidratos.
Além da redução dos carbos, as cervejas desse segmento também costumam ter o teor alcoólico (ABV) ligeiramente menor do que o das lager tradicionais. Conheça alguns dos outros rótulos disponíveis no Brasil que seguem a tendência "low carb":
Noi Low Carb é uma pilsen com apenas 2,2g de carboidratos e 99,4 kcal calorias por lata de 350 ml, ou seja, cerca de 35% menor que uma pilsen normal.
Albanos Life Lager - Albanos
Com apenas 34 calorias por 100ml, a Life Lager leva dry hopping do lúpulo cascade, o que garante um aroma frutado e cítrico mais presente do que em outras American Light Lagers tradicionais. Tem ABV de 4,6%.
Amstel Ultra - Grupo Heineken
Versão com baixo teor de carboidratos da já conhecida Amstel, essa American Light Lager também é sem glúten. São apenas 72 calorias em uma long neck de 275ml e o teor alcóolico é de 4%.
Essa é uma lager leve e que tem um borogodó a mais, já que não perde em nada no quesito sabor para cervejas tradicionais. Sua graduação alcoólica é de 4,5% e o amargor é baixinho, como o estilo pede. Excelente pedida para dias quentes.
Michelob Ultra, AMBEV
Classificada como Superior Light Beer, a Michelob é uma Lager que promete 80% a menos de carboidratos do que as outras cervejas comerciais mais consumidas no Brasil. A bebida é leve e bem refrescante, com cerca de 74 calorias por 330ml e 3,5% de ABV.
Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.