Logo O POVO+
Explorando a versatilidade das cervejas escuras
Foto de João Filho
clique para exibir bio do colunista

Publicitário, especialista em Marketing , Mestre em Administração e Sommelier de cerveja. Desde 2013, atua na área de treinamento, consultoria e educação cervejeira, sendo pioneiro em Fortaleza. Foi professor da disciplina de cultura cervejeira na pós-graduação de gastronomia da Fanor, e é um dos idealizadores e professor do curso de Beer Sommelier do Senac/CE. É colunista de cervejas do O POVO s Sommelier de cervejas do quadro

João Filho gastronomia

Explorando a versatilidade das cervejas escuras

.
Tipo Opinião
As cremosas milk stoutscom binam com frutos do mar, ostras cruas e lulas fritas (Foto: divulgação )
Foto: divulgação As cremosas milk stoutscom binam com frutos do mar, ostras cruas e lulas fritas

As cervejas escuras são frequentemente associadas às sobremesas, já que muitas possuem notas de chocolate e café que combinam naturalmente com doces
como bolo de chocolate e petit gateau.

Algumas marcas até mesmo têm nomes que remetem a biscoitos, milkshakes ou chocolate, reforçando ainda mais essa ideia. No entanto, essas cervejas podem ser apreciadas além das sobremesas.

Assim como o amargor do chocolate ou o aroma amadeirado da baunilha são valorizados em pratos salgados, as cervejas escuras também podem ser combinadas com uma grande variedade de aperitivos e entradas.

Em geral, essas cervejas combinam bem com pratos que possuem uma textura rica e resistem ao sabor ousado da bebida. Alimentos salgados como nozes e batatas fritas são ótimos acompanhamentos, principalmente com cervejas mais ácidas, como as irlandesas dry stouts (amendoim torrado e Guinness são uma combinação perfeita).

Enquanto isso, cervejas mais cremosas, como as milk stouts, podem destacar tanto o salgado quanto o doce em pratos simples de frutos do mar, como ostras cruas e lulas fritas.

Caso você não seja fã de frutos do mar, carne seca e presunto são excelentes opções para combinar com stouts. A intensidade seca da cerveja abre os sais e aumenta a essência dos aromas do presunto. Quanto mais intenso o presunto, melhor será a combinação.

Se você procura uma cerveja para acompanhar seu próximo hambúrguer perfeitamente tostado, experimente uma brown ale inglesa com uma fatia de queijo alpino envelhecido.

É um casamento perfeito de gorduroso, salgado e doce. Já a schwarzbier, que significa literalmente "cerveja preta" em alemão, combina particularmente bem com alimentos grelhados, complementando o carvão e a fumaça sem sobrecarregá-los.

Por fim, quase qualquer prato de carne combina bem com uma Imperial Stout, mas um bife suculento é uma escolha imbatível.

Uma costeleta de porco devidamente temperada ou uma perna de cordeiro também seriam fenomenais. Quando se trata de queijos, os fedorentos são os melhores! Os queijos que têm um pouco de cheiro ou escorrem são perfeitos para combinar com a Imperial Stout. Camembert, brie e qualquer coisa que tenha "creme triplo" são escolhas deliciosas.

Foto do João Filho

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?