Logo O POVO+
Top 5 tendências de cerveja artesanal
Foto de João Filho
clique para exibir bio do colunista

Publicitário, especialista em Marketing , Mestre em Administração e Sommelier de cerveja. Desde 2013, atua na área de treinamento, consultoria e educação cervejeira, sendo pioneiro em Fortaleza. Foi professor da disciplina de cultura cervejeira na pós-graduação de gastronomia da Fanor, e é um dos idealizadores e professor do curso de Beer Sommelier do Senac/CE. É colunista de cervejas do O POVO s Sommelier de cervejas do quadro

João Filho gastronomia

Top 5 tendências de cerveja artesanal

.
Tipo Notícia
Taiga Cazarine estreia com dicas na coluna Tim-tim  (Foto: Stephan Eilert/Divulgação)
Foto: Stephan Eilert/Divulgação Taiga Cazarine estreia com dicas na coluna Tim-tim

A indústria de cerveja artesanal é sempre emocionante, pois as tendências podem mudar rapidamente, seja impulsionadas por inovações na fabricação ou pelas preferências dos consumidores. Todos os anos, novas tendências surgem, desde cervejas envelhecidas em barris até IPAs turvos, pastry stouts e lagers. E agora, pra 2023, temos cinco tendências que estão chegando com tudo:

 

Cold IPA

Este subconjunto emergente do estilo IPA é fermentado com leveduras lager
em temperaturas mais baixas, gerando uma cerveja refrescante, sem nenhum componente interferindo no amargor e aroma dos lúpulos.

Czech-style lager

Nos últimos cinco anos, houve um interesse crescente em lagers, especialmente nas lagers boêmias e tchecas. As lagers tchecas são diferenciadas por seus backbones de malte maiores, que também podem suportar um perfil de lúpulo elevado.

West Coast IPA

O que é velho é novo novamente, já que o estilo West Coast IPA está mais uma vez em ascensão, mas com algumas reviravoltas modernas. A última geração do estilo oferece um caráter de lúpulo saturado com menos amargor do que antes, permitindo uma drinkability mais elevada.

Cervejas sem álcool

Não se pode ignorar o lado "NA" da cerveja e, apesar de ser difícil encontrar exemplos que realmente tenham o sabor de uma cerveja artesanal, elas estão chegando perto e, em breve, irão nos surpreender.

Pelo visto o povo está querendo cervejas mais equilibradas e suaves, mas sem perder aquela pegada de sabor. Aí eu te pergunto: o que será que vem por aí? Será que a indústria vai continuar surpreendendo a gente? Ficamos na expectativa pra ver!

Sessionable Adjunct Stouts

Stouts com baixo teor alcoólico, que incluem componentes de sabor adicionados, como nibs de cacau, grãos de baunilha e grãos de café torrados, estão ganhando popularidade. Os cervejeiros estão aplicando o que aprenderam com as pastry stouts para criar stouts mais fáceis de beber e equilibradas com sabores realmente interessantes.

Foto do João Filho

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?