Publicitário, especialista em Marketing , Mestre em Administração e Sommelier de cerveja. Desde 2013, atua na área de treinamento, consultoria e educação cervejeira, sendo pioneiro em Fortaleza. Foi professor da disciplina de cultura cervejeira na pós-graduação de gastronomia da Fanor, e é um dos idealizadores e professor do curso de Beer Sommelier do Senac/CE. É colunista de cervejas do O POVO s Sommelier de cervejas do quadro
Foto: divulgação
SENTIA Spirits, produzida nos arredores de Londres: álcool, mas sem ressaca
Já imaginou um happy hour com os amigos: rindo, conversando, sem aquela preocupação de acordar no dia seguinte com dor de cabeça, boca seca ou remorso pelo que disse depois da terceira dose? E o melhor: poderia socializar da mesma forma, sem perder a sensação daquele relaxamento gostoso.
Quando ouvi falar pela primeira vez sobre essa possibilidade, confesso que achei que era brincadeira de cientista louco. Para nós que já passamos dos 30, parecia um sonho distante. Mas acredite: no Reino Unido isso já é realidade, e eu já estou imaginando como seria experimentar essa sensação sem me preocupar com o dia seguinte.
A cerveja "mágica" foi criada pelo neurocientista britânico David Nutt, diretor científico da Gaba Labs. Ele desenvolveu uma bebida capaz de provocar os efeitos positivos da embriaguez — relaxamento, sociabilidade e aquela sensação boa de descontração — sem os impactos negativos do álcool, como ressaca, agressividade ou vício. Para quem, como eu, gosta de socializar em happy hours ou eventos, mas não quer pagar o preço no outro dia, a ideia é tentadora. E pensando nas novas gerações, cada vez mais conscientes dos malefícios do alcoolismo, essa inovação faz ainda mais sentido.
A bebida faz parte do catálogo da marca Sentia Spirits, produzida nos arredores de Londres. O segredo está no Gaba, ou ácido gama-aminobutírico, um neurotransmissor que, quando ativado, promove relaxamento e sensação de bem-estar. Diferente da dopamina ou da endorfina, o Gaba não gera agressividade, vício ou aquela sensação horrível de ressaca. Os efeitos começam em 5 a 10 minutos e duram cerca de meia hora, resultado de uma combinação de extratos de plantas que estimulam a produção natural de Gaba no cérebro. Ou seja, você pode curtir aquele momento de descontração sem pagar o preço no dia seguinte.
Mas não se engane: não é porque não há álcool que você está liberado para beber e dirigir. Mesmo sem intoxicação alcoólica, o relaxamento proporcionado pela bebida pode afetar sua coordenação e reflexos.
Eu, pessoalmente, estou curioso para sentir essa experiência. É quase como descobrir a fonte da juventude da vida social. E vocês? Topariam embarcar nessa ideia de ficar "feliz sem álcool"?
O que você precisa saber de bebidas está aqui. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.