Logo O POVO+
Copo de cerveja não é frescura!
Foto de João Filho
clique para exibir bio do colunista

Publicitário, especialista em Marketing , Mestre em Administração e Sommelier de cerveja. Desde 2013, atua na área de treinamento, consultoria e educação cervejeira, sendo pioneiro em Fortaleza. Foi professor da disciplina de cultura cervejeira na pós-graduação de gastronomia da Fanor, e é um dos idealizadores e professor do curso de Beer Sommelier do Senac/CE. É colunista de cervejas do O POVO s Sommelier de cervejas do quadro

João Filho gastronomia

Copo de cerveja não é frescura!

Tipo Opinião

Sempre escuto a seguinte pergunta quando o assunto é copo de cerveja: "Esse negócio de copo para cada tipo de cerveja não é muita frescura não?!"

E eu sempre respondo da seguinte maneira: "Depende!"

Os formatos das taças foram feitos para tipos de cervejas diferentes
Foto: divulgação
Os formatos das taças foram feitos para tipos de cervejas diferentes

Se o negócio é beber, concordo que o copo pouco não irá influenciar no prazer de beber aquela cerveja gelada com os amigos em algum boteco da vida, churrasco ou afim. Porém quando o assunto é degustar cerveja, a coisa muda de rumo. Mas aqui não estamos falando de toda e qualquer cerveja, tratamos de cervejas com um algo mais em termos de aroma e sabor e, neste caso, o tipo de copo poderá influenciar consideravelmente nos prazeres gustativos.

O copo é fundamental para a formação da espuma e é através dela que os aromas são levados até nosso nariz. Sendo assim, na hora de desenhar o copo são levados em consideração os formatos mais adequados para desprender o bouquet e aroma de determinado estilo de cerveja.

O copo deve ser de preferência de cristal ou vidro, com as paredes finas pois eles permitem observar a coloração da bebida e a formação da sua espuma.

O cuidado e a limpeza também são fundamentais na hora da degustação:

• Não lavar com esponja de aço.

• Não usar material abrasivo.

• Não lavar em máquina.

• Usar detergente neutro.

• Enxaguar bem em água corrente.

• Não guardar em local que leve poeira.

• Não guardar próximo de produtos ou alimentos que tenham cheiro forte.

 

Copo tulipa

A tulipa é o modelo de copo que podemos considerar universal para cervejas
Foto: divulgação
A tulipa é o modelo de copo que podemos considerar universal para cervejas

Mas não fiquem desesperados caso não tenham todos os tipos de copo em casa, existe um copo que podemos dizer que é universal, ou seja, vai servir para a maioria das degustações, esse copo é a Tulipa, mas cuidado para no confundir com o copo Pilsner ou o Lager que são erroneamente chamados de tulipa aqui no Brasil. A tulipa verdadeira é essa da foto acima.

Preparei um vídeo sobre este tema, confira!

 

A diferença das taças na apreciação de cervejas por João Filho

Foto do João Filho

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?