Logo O POVO+
Ceará terá 13 mil acidentes este ano
Foto de Jocélio Leal
clique para exibir bio do colunista

Redator do blog e coluna homônimos, diretor de Jornalismo da Rádio O POVO/CBN e CBN Cariri, âncora do programa O POVO no Rádio e editor-geral do Anuário do Ceará

Ceará terá 13 mil acidentes este ano

Tipo Análise

O Seguro DPVAT projeta redução de 19% dos acidentes no Brasil este ano, mas o Ceará segue entre os estados com maior número de ocorrências. A Seguradora Líder, administradora do consórcio que gere o Seguro DPVAT, fez o levantamento inédito com projeções de acidentes até o final de 2020. A razão para a queda se deve ao período de isolamento social. A estimativa é que 229.648 vítimas sejam indenizadas pelo seguro neste ano.

O Ceará figura nas primeiras posições do ranking nacional de acidentes de trânsito. O estudo aponta que estão previstos 13.029 acidentes de trânsito a serem indenizados pelo seguro este ano no Estado, contra 20.056 em 2019.

Apesar disso, a taxa de redução do Ceará é bem maior do que a média nacional, 35%.

 

NEGÓCIOS DE IMPACTO

Território árido, mas fértil

Impacta Nordeste, In3citi, Instituto Sabin e Quintessa criaram o programa Territórios de Futuro: Acelera Nordeste. Mirando no ecossistema ainda árido, porém fértil dos negócios de impacto na região, as quatro organizações identificaram oportunidade para novos negócios. O programa pré-selecionou cinco empresas finalistas da 1ª Chamada Impacta Nordeste de Negócios Socioambientais. Vão passar por um período de entrevistas para identificar a aderência à proposta. Uma das cinco empresas pré-selecionadas será escolhida para passar por um extenso processo de aceleração conduzido pelo Quintessa. De acordo com Haroldo Rodrigues Jr, sócio fundador da In3citi, após a aceleração, vão avaliar uma rodada de investimento. A Solos (http://www.alimentesolos.com.br), da Bahia, foi selecionada. Concorreu com Mindsun (https://www.linkedin.com/company/mindsun/) - PB; CloQ (https://cloq.com.br) - PE; TrazFavela Delivery (http://www.trazfavela.com.br) - BA; e VibEye (http://www.vibeye.com.br) - CE.

EM 2021

Lúcio Brasileiro do Anuário do Ceará

LÚCIO BRASILEIRO
LÚCIO BRASILEIRO (Foto: FCO FONTENELE)

Desde a retomada do projeto Anuário do Ceará, no ano de 2002, o lançamento da edição é marcada por uma festa em traje passeio completo. Mas a liturgia e ao mesmo tempo a descontração do evento se devem, em larga medida, a uma personagem, o jornalista Lúcio Brasileiro. Paco faz as honras da Casa ao lado dos editores. A pandemia impôs um evento virtual, na última segunda-feira. Não ter com Lúcio foi um lamento a mais. Para quem faz o Anuário e para quem era convidado. Em 2021, o esperamos lá.

 

 

ELEIÇÕES 2020

Confronto de currículos

O candidato do PSL à Prefeitura de Fortaleza, Heitor Freire, apareceu quando emergiu a candidatura de Bolsonaro em 2018. Não era uma personagem conhecida. Foi criado em Iguatu, filho de uma esteticista e de um funcionário público da Embratel. Agora, ele terá o desafio de mostrar que é mais do que um nome com dois anos de biografia. Ele é graduado em Administração pela Universidade Estadual de Framingham (EUA), pós-graduado em Finanças pela Escola de Finanças de Londres, também tem Mestrado em Comércio Exterior pela Universidade de Wolverhampton (Inglaterra) e é acadêmico de Direito pelo Centro Universitário Estácio FIC. Morou mais de uma década fora do Brasil, trabalhando com gestão financeira em grandes bancos nos EUA e Inglaterra. Vai vender o perfil profissional como trunfo ante o candidato que ocupa o mesmo campo, o também deputado federal Wagner Souza (Podemos), o capitão formado em segurança pública pela Academia da PM.

PRÊMIO

Mememória registra biografia

O criador do aplicativo Mememória, Machidovel Trigueiro
O criador do aplicativo Mememória, Machidovel Trigueiro (Foto: DIVULGAÇÃO)

Você morre, mas tem a chance de deixar a sua versão para sua biografia. Não apenas por escrito. Mas com som e imagem. Em suma, esta é a proposta do aplicativo Mememória, venceu o prêmio da Associação Nacional de Startups (ANStartups) na categoria "inovação". Superou 87 concorrentes do Brasil. Em virtude da pandemia, a premiação será entregue no mês de novembro, em São Paulo.

"Fale para o neto de seu neto": esse é o slogan do aplicativo Mememória, criado por Machidovel Trigueiro. Além de empreendedor digital, ele é professor universitário - doutor e pós-doutor em Direito pela USP e professor na Florida International University. "Hoje, quando visitamos o túmulo de entes queridos, tudo o que podemos saber é seu nome, sua data de nascimento e morte, e uma foto. Criei o Mememória pensando em oferecer ao usuário um espaço em que possa registrar informações importantes sobre sua história para a posteridade".

Tem registro no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) e armazena fotos, vídeos e documentos.

AMBIENTES PLANEJADOS

Oka vê demanda a sorrir

O arquiteto Josué Oka, da Oka Planejados, diz que o segmento odontológico é um dos mais vigorosos no que ele define como uma retomada do mercado. "A linha odontológica não para", diz Josué. Segundo ele, tanto para repaginação de ambientes como para novos profissionais. A Anvisa tem fiscalizado como mais rigor a biossegurança, o que tem levado os dentistas a atualizar seus consultórios. Josué já tem 20 anos no segmento, dentre outros.

Horizontais

Minério para a Espanha- O minério de ferro extraído do entorno de Sobral pela paulista MDN foi exportado na sexta-feira como disse a Coluna daquele dia. Foram embarcados pelo Mucuripe cerca de 40 mil toneladas. Havia apenas um erro de alguns milhares de quilômetros na informação. Não seguiram para a China, mas para a cidade de Gijon, na Espanha. A previsão era acabar a operação neste fim de semana.

Piso e tela - Está mais caro levar para casa notebook e pisos. Tudo subiu de preço. Repare.

Nissan abre mais uma - Abre até março a nova concessionária Nissan em Fortaleza, na avenida Rogaciano Leite. Está na fase de terraplanagem. Será da Fort Nissan, que já tem loja em Fortaleza (Santos Dumont) e Juazeiro do Norte.

Chá - A Tea Sommelier pela UK Tea Academy, Aline Loiola, é uma das palestrantes convidadas do Congresso Brasileiro de Inovação e Tecnologia na Gastronomia e Ciência de Alimentos (CBG), que acontece de 7 a 9 de outubro online, por meio de plataforma. O CBG é uma realização do Mestrado em Gastronomia da UFC.

 

Foto do Jocélio Leal

Informe-se sobre a economia do Ceará aqui. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?