Logo O POVO+
CAMPANHAS JÁ COMEÇAM VELHAS
Foto de Jocélio Leal
clique para exibir bio do colunista

Redator do blog e coluna homônimos, diretor de Jornalismo da Rádio O POVO/CBN e CBN Cariri, âncora do programa O POVO no Rádio e editor-geral do Anuário do Ceará

CAMPANHAS JÁ COMEÇAM VELHAS

Tipo Opinião

A campanha eleitoral mal começou e já se instalou uma sensação de ressaca de véspera. Continua estranho, como eleições pregressas. O festival de lugares comuns segue. São movidos ora por relatórios bem feitos de pesquisas qualitativas dos prefeituráveis ora no empirismo dos candidatos a vereador.

Na campanha de 2016, a Coluna dizia: "O Ceará, em especial, é laboratório de experiências replicadas por todo o País, vide ajuste fiscal, agentes de saúde e alfabetização na idade certa, para citar três. Em comum, a simplicidade e o foco para além dos oportunismos. A saber: passe livre, promessas de segurança em nível municipal e outras invenções tão pitorescas quanto".

Ou ainda: "No Interior é ainda mais grave. Pergunte a um prefeito qual o sonho para a economia do município e ele provavelmente dirá: 'atrair uma indústria', dando de ombros para o potencial criativo da cidade". Nada mudou.

LEIA TAMBÉM:  Candidatos evitam confronto direto no primeiro dia de campanha eleitoral

 

COMPRA APROVADA

Iquine e Hidracor: a demão que faltava

A Tintas Iquine passou a última demão na compra da Hidracor, do cearense Grupo J. Macedo. A operação foi concluída após auditoria contábil e aprovação pelo Cade, o órgão antitruste do Governo Federal. Agora a empresa se declara a terceira maior no País em volume de produção de tintas decorativas e maior empresa de tintas 100% nacional. A compra fora anunciada em março. A Iquine tem três parques industriais. Um em Pernambuco, em Jaboatão dos Guararapes, e dois no Ceará, em Maracanaú e Acarape. Possui ainda um CD em Guarulhos (SP).

LEIA TAMBÉM: Por que as tintas mudaram de mão

LÍDER

Luiza Trajano no centro da roda

Clique aqui para baixar a imagem.

Na segunda-feira, 22horas, a empresária Luiza Trajano, controladora do Magazine Luiza, estará no centro do Roda Viva, na TV Cultura. Cinco mulheres jornalistas a entrevistarão. Há alguns dias, dois assuntos a puseram na pauta. A Magalu abriu vagas exclusivas para trainees negros e ela foi apontada como a mulher mais rica do País, segundo a revista Forbes Brasil. A pessoas próximas, ela confessou-se triste pelos parabéns que recebeu pelo topo do podium no ranking da riqueza. Lamentava ser reconhecida por isso. Luiza é uma líder do Movimento Mulheres do Brasil - de propostas de empreendedorismo, saúde, educação e inclusão da mulher em diferentes espaços. Em tempo: na semana que vem ela embarca para Lisboa, mas faz uma escala em Fortaleza.

MIL NO CEARÁ

Petrópolis anuncia uma força para os bares

O programa #GPcomVc - anunciado pelo Grupo Petrópolis, vai investir declarados R$ 40 milhões em campanha de retomada segura de bares, restaurantes, botequins e afins. O Nordeste será 40% do total do programa. Na região, há 15.500 estabelecimentos apoiados. São mais de 8 mil na Bahia, quase 2 mil em Pernambuco. No Ceará, cerca de mil. Para esta turma, no freezer tem: baixo fluxo de caixa, endividamento com fornecedores e dificuldades em obter linhas de créditos, além de alto custo para se adequar às novas regras.

Horizontais

Voo baixo - Quem viaja não entende o porquê do rigor do distanciamento social nos aeroportos. Quando embarcam, se deparam com todos os assentos ocupados. Até o do meio, aquele onde as pessoas sentam porque é o jeito.

Noronha - Nos 5 dias seguintes ao anúncio de reabertura ao turismo, Fernando de Noronha foi 115.45% mais procurada, na comparação com 5 dias anteriores ao anúncio, segundo o site Kayak. As praias e cidades nordestinas são os primeiros lugares que voltaram a despertar o interesse do brasileiro.

100 - O CEO do Beach Park, Murilo Pascoal, foi eleito um dos executivos de destaque no Turismo nacional durante o período da pandemia do novo coronavírus. Foi escolhido pela revista Panrotas em parceria com a Elo na 10ª edição do ranking "Os 100 Mais Poderosos do Turismo".

Gin - A Pernod Ricard, dona das marcas Absolut, Ballantine's, Chivas e Beefeater, começou a envasar o gin Seagram's no Brasil, na fábrica de Resende (RJ).

Deleite - A Havanna, a rede argentina de cafeterias, fechou co-branding com a TRES, de cafés expressos e multibebidas em cápsulas do Grupo 3Corações com sede no Ceará, para lançar um sabor novo, o Cappuccino Doce de Leite em cápsula.

Sem taxas - A fintech will bank chega ao mercado com a proposta de ser um banco digital abrangente. Promete oferecer crédito sem cobrar taxas. Inclusive cartão Mastercard múltiplo

 

 

Foto do Jocélio Leal

Informe-se sobre a economia do Ceará aqui. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?