Logo O POVO+
Candidatos evitam confronto direto no primeiro dia de campanha eleitoral
Reportagem

Candidatos evitam confronto direto no primeiro dia de campanha eleitoral

A larga das disputas foi marcada por agenda intensa e focada nas propostas que cada postulante tem para apresentar ao eleitorado da Cidade. Medidas sanitárias, no entanto, precisam ser reforçadas
Edição Impressa
Tipo Notícia
Fortleza em 23 de setembro de 2020. Fachada da sede da prefeitura, o paço municipal, no Centro (Foto: Fabio Lima)
Foto: Fabio Lima Fortleza em 23 de setembro de 2020. Fachada da sede da prefeitura, o paço municipal, no Centro

Na largada da campanha eleitoral pela Prefeitura de Fortaleza, os 11 participantes do pleito evitaram confronto e críticas aos adversários, mantendo o foco no projeto que cada um começa agora a apresentar para a cidade.

Primeiro a realizar atividade ontem, às 7 horas, Capitão Wagner (Pros) afirmou que a chapa está concentrada na elaboração do plano de governo. "Se a gente achar que vai ser fácil, é o caminho para a derrota. Estamos muito focados no nosso plano de governo, no trabalho. O nosso projeto tem que ser o melhor", apostou.

Segundo o deputado federal, que concorre ao Paço pela segunda vez, "a campanha vai ficar muito leve na medida em que a gente não tem que se explicar em relação a acordos que poderiam trazer mais tempo de TV ou mais recursos do fundo".

Em visita ao Hospital da Criança nesse domingo, o nome do PDT na corrida eleitoral, deputado estadual José Sarto, adotou postura semelhante à de Wagner, enfatizando que não pretende se deter em "picuinhas".

"Eu não vou gastar tempo com atitudes pequenas", disse Sarto, "eu vou focar nas pessoas. Vou gastar minha alma e meu coração e me preocupar com o povo de Fortaleza, o povo precisa ter respostas, ter cuidado, ter atenção".

Leia também:Campanha eleitoral encara pandemia e inicia fase das ruas

De passagem pela Barra do Ceará, região escolhida para dar início a sua campanha, Luizianne Lins (PT) avaliou que a chapa petista "é extremamente competitiva" e que, entre todos os candidatos, ela é "a única que tem experiência para tocar esta cidade neste momento" de crie econômica no pós-pandemia.

Questionada pelo O POVO a respeito de eventual participação do governador Camilo Santana (PT) a seu lado para chegar novamente ao comando da Prefeitura, Luizianne disse esperar "que ele esteja com a gente". Depois, assegurou que o partido vai usar a imagem do chefe do Abolição "porque Camilo tem sido um governador bem avaliado em Fortaleza e é petista".

Leia também: Fortaleza: os pré-candidatos campeões na disputa pelo voto nas redes sociais

Dos 11 postulantes na sucessão do prefeito Roberto Cláudio (PDT), ao menos oito realizaram mobilizações de rua nesse primeiro dia, como caminhadas, adesivaços e carreatas, além de inaugurações de comitês de vereadores aliados ou próprios.

Representante do Solidariedade, Heitor Ferrer incluiu em sua agenda uma missa e uma ida ao polo gastronômico Raimundo dos Queijos, no Centro. Sobre os desafios que tem pela frente, pontuou que a aliança com o MDB de Eunício Oliveira o fortaleceu na disputa.

"O MDB está dando musculatura a nossa campanha com toda boa vontade em ceder para nós o tempo de TV, que é extremamente importante para que nós possamos implantar em Fortaleza aquilo que desejamos há muito tempo", destacou.

Candidato do PV, o deputado federal Célio Studart prometeu, caso eleito, "continuar o que foi feito de correto pela Luizianne Lins, pelo Roberto Cláudio", mas apontou necessidade de "fazermos agora uma Fortaleza verde".

"E digo isso porque o discurso da terra arrasada inflama a campanha e polariza", prosseguiu o parlamentar, "coloca um contra o outro, mas Fortaleza não aguenta o que o Brasil não aguenta: a guerra pelo poder. Fortaleza é maior que isso".

Também deputado federal e um dos que estão na briga pelo Paço, Heitor Freire (PSL) convidou adversários a se comprometerem com uma campanha limpa. "Aprendi que, na democracia, adversários não são inimigos. É assim que vou defender as ideias que acredito", acenou.

Como agenda inaugural, Freire esteve em um campo de futebol no bairro Autran Nunes. Lá, assinalou que, se vencer a eleição, vai fixar novas prioridades para a cidade.

Renato Roseno (Psol) aproveitou a partida do período de campanha para apresentar seu plano de governo. O documento foi discutido em reuniões ao longo do dia. Deputado estadual, Roseno participou de encontros nos bairros Jangurussu e Dom Lustosa, onde reiterou a consistência das propostas apresentadas por sua chapa.

Outros candidatos tiveram agenda ao longo do domingo, como Paula Colares (UP), Anízio Melo (PCdoB) e Samuel Braga (Patriotas). Registrado no último dia do prazo, no sábado, 26, José Loureto (PCO) não informou se cumpriria ações de campanha nesse domingo. (colaborou Filipe Pereira)

 

O que você achou desse conteúdo?