Logo O POVO+
A pauta que não vemos na campanha
Foto de Jocélio Leal
clique para exibir bio do colunista

Redator do blog e coluna homônimos, diretor de Jornalismo da Rádio O POVO/CBN e CBN Cariri, âncora do programa O POVO no Rádio e editor-geral do Anuário do Ceará

A pauta que não vemos na campanha

Tipo Análise

Da série "A campanha que não veremos", vejamos qual a pauta do que seria fundamental para o eleitor avaliar os candidatos. No mais das vezes, estes se limitam a ler cartas de intenção. A pauta real implica confronto de ideias e exige clareza.

- Pelo menos até agora, não há nenhuma discussão sobre finanças municipais entre os candidatos.

- Inexiste a discussão sobre como financiar as políticas públicas.

- Ninguém se pronunciou sobre quais as fontes de financiamento à disposição ou a serem abertas pelo município.

- Quais as alternativas e possibilidades de aumentar a receita própria?

- O que a Prefeitura fará para depender menos de Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e cota-parte de ICMS?

- Como o prefeito adotará medidas para melhorar a qualidade da despesa pública?

- E a questão previdenciária, com o déficit financeiro e atuarial? Quem vai financiar? Como será o financiamento dos "déficits casados"?

- Há um "mito do investimento". O que o prefeito precisa fazer para melhorar a qualidade das despesas correntes, dos serviços prestados para Prefeitura?

- Os municípios precisam fazer reforma previdenciária. Em Fortaleza, por exemplo, quem assumir a Prefeitura irá fazer?

- O IPTU, como um imposto sobre a propriedade, precisa deixar de ser tabu e a discussão precisa deixar de ser partidarizada na Câmara Municipal. Em Fortaleza, há uma visível politização de uma discussão técnica. Quem o defende cita: é um tributo justo, seja no aspecto arrecadatório, seja no aspecto da extrafiscalidade.

- E o financiamento do lixo? Perdemos a oportunidade de discutir tecnicamente quem financia, como financia e quais políticas a cidade deveria adotar?

- O custo do lixo, associado à dificuldade com a civilização de boa parte dos habitantes. Por que não apertar o pagamento pelo custo da desobediência?

- E o papel da Cagece? Como ficará com a Lei de Saneamento? Fortaleza, por exemplo, financia boa parte dos municípios cearenses, nos quais a tarifa não cobre os custos operacionais da empresa. A propósito, a Cagece atua em uma concessão do Município de Fortaleza ao Estado do Ceará.

- Como as prefeituras irão atuar sobre a Dívida Ativa?

- Quais as políticas de incentivos fiscais que a futura gestão planeja para fortalecer a inovação, as atividades produtivas e a economia da cultura?

- O que entendem por clareza na administração pública?

- Quais instrumentos serão implantados para que a município possa avançar com a cidadania fiscal?

ESPORTE

Elias é hipótese no Fortaleza

Clique aqui para baixar a imagem.

O presidente da Unimed Fortaleza, Elias Bezerra Leite, é uma hipótese para suceder o atual presidente do Fortaleza Esporte Clube, Marcelo Paz, quando este concluir o seu mandato, daqui a pouco mais de um ano. Elias já foi procurado por dirigentes do Clube. Ele não descartou. Conclui a missão na cooperativa na mesma época, no início de 2022. Ao mesmo tempo, a lista de pretendentes é grande. Dentre os quais, o vice Marcelo Desidério e o ex-presidente Jorge Mota.

OPINIÃO

De oportunidade à prioridade

Vanderson Aquino, CEO da Mêntore Consultoria, lê o cenário. Para ele, os pontos que antes da pandemia já eram vistos como oportunidades de melhoria são hoje claramente prioridades. Tipo gestão estratégica das despesas e custos, melhoria contínua de processos e avanços tecnológicos. Para ele, o foco das empresas deve estar em três pilares: investimento, tecnologia e escala. A grande ameaça, alerta, é uma crise fiscal, capaz de abalar a confiança e o crédito. No portfólio, ele declara Brisanet, Avine, J. Macêdo e Cialne, dentre outros.

Dia 21

Blue Tree antecipa abertura

A rede Blue Tree decidiu antecipar o início das operações em Fortaleza. A presidente Chieko Aoki confirmou à Coluna após o anúncio do retorno, na edição da sexta-feira. O Blue Tree Towers Fortaleza será um quatro estrelas na Beira Mar, onde já operou um Othon.

Mauro mantém rigor e Rio se prepara

Clique aqui para baixar a imagem.

Ante a promessa feita pelo relator, o deputado federal Mauro Filho (PDT-CE), de que o novo plano Mansueto (PLP 101), de socorro a estados desequilibrados, será cabal, o novo Governo do Rio se antecipou. Na terça-feira, o governador Cláudio Castro e chefe da Casa Civil, Nicola Miccione (foto), trataram com Mauro sobre o que o Rio vai fazer para se adaptar ao rigor e fazer jus à ajuda. Mauro manteve o anúncio de que será mais rigoroso do que o Plano Mansueto mas ainda assim garantiu que será justo com todos os estados. A expectativa é pela aprovação do PLP 101 até o final deste mês na Câmara e até final de novembro no Senado. "O Projeto é muito importante para estados como Rio de Janeiro, Goiás, Rio Grande do Sul e Minas Gerais; mas será útil para os estados que já fizeram ou vêm fazendo bem seu dever de casa", disse Nicola. O PLP exigirá dos estados reformas administrativas, o que, para Nicola, é importante. Ele coordena a elaboração da reforma fluminense.

Mauro dissera à Coluna do dia 13 de setembro que o Rio era o pior exemplo de comportamento fiscal. Nas conversas a ocorrer nesta fase, Mauro afirma que os governos têm concordado com o maior controle, não só no final do prazo, mas de modo anualizado. Há algum consenso quanto a adotar por referência a despesa primária corrente para assegurar investimentos sustentáveis. Outra: em vez de 10 anos, entre sete e oito. Ademais, diz Mauro, outra inovação: pela LRF, no último ano executa ou deixa caixa suficiente para o exercício seguinte. Pelo Projeto, esta regra passa a valer para todos os anos.

Horizontais

Windows - Na terça-feira, às 9 horas, será lançado o Microsoft Mais Brasil, um plano para apoiar o desenvolvimento econômico e tecnológico sustentável do Brasil nos próximos anos, segundo a empresa. Fala em três pilares de atuação: Habilitando a economia digital por meio da tecnologia; educação, capacitação profissional e empreendedorismo; crescimento sustentável e impacto social. Terá autoridades do Governo Federal e a presidente da Microsoft Brasil, Tânia Cosentino.

FHC e Esteves - O BTG Pactual promove amanhã uma entrevista do ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso com André Esteves, sócio sênior da instituição. A transmissão será a partir das 18 horas no canal do BTG Pactual digital no Youtube. A live terá duração de uma hora.

Messejana - O Grand Shopping vai inaugurar mais de 10 lojas, até o final de 2020. Equivale a 1.444,38 m² da sua Área Bruta Locável (ABL). Depois da Sapataria Nova, ainda em outubro abrem a Loja do Vozão, Liris Underwear, Clínicas Unimed e Narciso Enxovais. Até o fim do ano, dentre outras, Santa Make, Servitran e Clínica Orolaser.

 

Foto do Jocélio Leal

Informe-se sobre a economia do Ceará aqui. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?