Logo O POVO+
Ceará regulamenta comércio eletrônico
Foto de Jocélio Leal
clique para exibir bio do colunista

Redator do blog e coluna homônimos, diretor de Jornalismo da Rádio O POVO/CBN e CBN Cariri, âncora do programa O POVO no Rádio e editor-geral do Anuário do Ceará

Ceará regulamenta comércio eletrônico

Maia Junior, secretário de Desenvolvimento Econômico
Foto: Mauri Melo/O POVO
Maia Junior, secretário de Desenvolvimento Econômico
Saiu no Diário Oficial o decreto que cria no Ceará a regulamentação do comércio eletrônico (e-commerce) do varejo e atacado no Estado. "O Ceará espera atrair grandes empresas do setor", diz o secretário do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, Maia Jr.

Conforme o decreto, empresa no Ceará que realize exclusivamente vendas diretas para consumidor final, pessoa física, por meio da Internet, é enquadrável, desde que realize por ano operações de saída de pelo menos R$ 20 milhões. Também não pode possuir no Estado nenhuma loja para venda presencial.

O imposto a ser recolhido será calculado sobre o valor da nota fiscal relativa às saídas de mercadorias destinadas a consumidor final, pessoa física, incluídos os valores do IPI, frete e carreto, seguro e outros encargos transferidos ao destinatário.

Serão distribuídos da seguinte forma: nas saídas interestaduais, o crédito presumido do ICMS sobre o valor da saída será de 11% quando a alíquota aplicável à operação for 12%; 3,5%, quando a alíquota aplicável à operação for 4% e a nacionalização da mercadoria importada for realizada pelo Porto do Mucuripe ou Pecém; 3% quando a alíquota aplicável à operação for 4%

EX-THYSSENKRUPP

TkE é a nova marca que sobe e desce

As empresas de private equity Advent International ("Advent") e Cinven, compraram a thyssenkrupp Elevadores em junho de 2020, e mudaram para TK Elevador. Agora anunciam a nova marca global da empresa: TKE.

No Brasil, a companhia tem fábrica instalada em Guaíba (RS). A matriz brasileira responde pelo mercado de toda a América Latina e possui 67 filiais.

NO BRASIL E EUA

O homem de 12 patentes

Joaquim Caracas inova em novo modelo de barra para lajes
Foto: AURELIO ALVES
Joaquim Caracas inova em novo modelo de barra para lajes
Joaquim Caracas abortou a carreira de aviador da FAB, mas tem a vida marcada por outro tipo de patente. A sua Impacto Protensão recebeu esta semana a 12ª patente e tem mais 19 processos. O Ceará todo até 2019 tinha 44. Ele deu entrada em uma delas nos Estados Unidos. "Já começamos fazer os primeiros contados por lá. Tecnologia genuinamente cearense sendo implantada no Exterior", vibra.

Além dos EUA, está fechando um pacote de 30 torres na Bolívia, a utilizarem as tecnologias da Impacto. Uma das criações da empresa é a laje nervurada. Como Caracas define, a industrialização das lajes. Oferece economia de 40% a 50% de concreto, alivia o peso próprio da estrutura, e assim economiza no aço.

A primeira aeronave da nova companhia aterrissou em solo brasileiro no último dia 20
Foto: Divulgação Airbus
A primeira aeronave da nova companhia aterrissou em solo brasileiro no último dia 20

Sobre a cabeça os aviões, mas não apenas...

O Grupo Itapemirim taxia para entrar no mercado aéreo brasileiro, mas tem problemas em terra firme. Aliás, não tão firme assim. Carrega no bagageiro uma Recuperação Judicial (RJ), dívidas com fornecedores e tributos a entes federados.

No final do ano passado, o promotor Nilton Belli Filho, do Ministério Público de São Paulo, pediu à Justiça o bloqueio de bens do dono da Itapemirim, Sidnei Piva de Jesus. O Ministério Público já fizera uma série de contestações sobre a administração do Grupo, em RJ desde março de 2016.

Para o MP, a criação de uma empresa aérea não poderia ser feita sem avisar aos credores. Também no ano passado, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) negou 86 requerimentos feitos pela empresa para abrir novos mercados. Antes negara outros 178.

EMBAIXADORES

Curso para aprender política

Promovido pelo Politize!, organização da sociedade civil dedicada à promoção da educação política, o programa Embaixadores Politize! oferece formação com base teórica e ferramentas práticas para quem estudar política. Mira em pessoas de todas as idades, mas sobretudo, jovens. As inscrições estarão abertas a partir de amanhã e vão até 4 de abril. As pré-inscrições podem ser feitas aqui.

COMEÇO

Hidrogênio: tudo ainda verde

Nota Técnica produzida pela Empresa de Pesquisa Energética, intitulada "Bases para a Consolidação da Estratégia Brasileira do Hidrogênio", alerta para a necessidade de formalização de uma estratégia nacional em um plano de ação do Governo Federal para a matriz. A função seria fazer o mercado rodar sem ser sufocado por entraves já antevistos pelos ministérios de Minas e Energia e da Ciência e Tecnologia. Por exemplo, quem irá regular o mercado? Vem uma nova estatal por aí...

Em tempo: o uso do hidrogênio exige alta pressão para armazenamento, em estado gasoso ou liquido. Provocado pela Port of Rotterdam, sócia no Pecém, o Ceará já definiu como estratégico criar uma base de produção do combustível.

horizontais

App de residência - As duas unidades Housi, startup de moradia sob demanda parceira da incorporadora Diagonal, estarão a operar em 2024. É o que diz o cronograma. Uma na Ildefonso Albano e outra na Virgílio Távora (Estados Unidos foverer). Ao todo, cerca de 600 apartamentos.

Rádio - As rádios O POVO CBN e CBN Cariri terão em breve nova programação.

 

Foto do Jocélio Leal

Informe-se sobre a economia do Ceará aqui. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?