Logo O POVO+
Asfalto sobe e deixa buraco em contratos
Foto de Jocélio Leal
clique para exibir bio do colunista

Redator do blog e coluna homônimos, diretor de Jornalismo da Rádio O POVO/CBN e CBN Cariri, âncora do programa O POVO no Rádio e editor-geral do Anuário do Ceará

Asfalto sobe e deixa buraco em contratos

ESTRADAS | A Petrobras subiu neste sábado (1º) em 25% o preço do asfalto nas refinarias. Com isso, um buraco cresce no custo para as obras. O insumo corresponde a 60% de um serviço de pavimentação asfáltica. Nesta manhã de segunda-feira (3), quando os distribuidores atualizarem o preço, provavelmente o aumento será de uns 28% a 30% no insumo
Tipo Opinião
Bolsonaro anuncia revisão do modelo de fiscalização da velocidade nas estradas (Foto: CNT/DIVULGAÇÃO)
Foto: CNT/DIVULGAÇÃO Bolsonaro anuncia revisão do modelo de fiscalização da velocidade nas estradas

A Petrobras subiu em 25% o preço do asfalto nas refinarias. Com isso, um buraco cresce no custo para as obras. O insumo corresponde a 60% de um serviço de pavimentação asfáltica. Amanhã de manhã, quando os distribuidores atualizarem o preço, provavelmente o aumento será de uns 28% a 30% no insumo.

Os 25% serão aplicados no chamado cimento asfáltico. Já o asfalto diluído sobe 18%. Thiago Pires Coutinho, da Gerência de Comércio Interno de Asfaltos da estatal, assina o comunicado distribuído na sexta-feira ao mercado.

Como foi um aumento nacional, isso terá um impacto em todas obras, nos três níveis, Brasil afora, em rodovias, ruas e avenidas. A única via possível para que não haja a inviabilidade do que já foi acertado é a redefinição dos contratos, clama o Sindicato da Indústria da Construção Pesada (Sinconpe-CE). Há um consenso lá. Ou os contratos são reequilibrados ou as obras param.

A praxe é um contrato ter reajuste anual. Mas em se tratando de data ainda distante, as empresas alegam dificuldades para segurar até lá o aumento de agora. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) já praticou um gatilho, de modo a compensar os aumentos. Mas o Ceará não. Pelo menos duas obras estaduais podem sentir o impacto logo: o Anel Viário e a CE-155 - ligação entre a BR-222 e o Complexo do Pecém. Decerto, irão conversar.

DIPLOMACIA

Portugal encerra périplo em Fortaleza

O embaixador de Portugal no Brasil, Luis Faro Ramos, e o secretário de Estado para a Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, virão a Fortaleza para além dos encontros oficiais e conhecer a estrutura do Cabo Ellalink, a ligar Portugal a Fortaleza. Chegam a Fortaleza na manhã do dia 27, ao findar périplo nacional, e embarcam no voo direto de Fortaleza para Lisboa (TAP) no dia seguinte.

Loja da American News no shopping Del Paseo, em Fortaleza
Foto: JOCÉLIO LEAL
Loja da American News no shopping Del Paseo, em Fortaleza

BBB21

Fenômeno Juliette na fachada da loja

O fenômeno Juliette Freire, a advogada de Campina Grande (PB) que participa do reality show Big Brother Brasil edição 2021, chegou ao varejo. A rede de lojas de cosméticos American News pregou um chapéu de couro no logotipo em pelo menos um das lojas, no shopping Del Paseo. O chapeu é uma menção à Juliette, com 23 milhões de seguidores no Instagram, até o fechamento desta edição.

E-COMMERCE

Getnet cresce nos micro e pequenos

A Loja Virtual da Getnet (Santander) a permitir, segundo a empresa, que qualquer empreendedor possa criar seu próprio e-commerce sem precisar entender de programação, cresceu 434% em um ano. Durante 2020, a Getnet investiu em melhorias para que micro e pequenos pudessem criar lojas próprias com facilidade e mais robustez. Já se via o aumento no volume de transações online.

ACADEMIA

FGV e ITA se aproximam

A FGV e o ITA assinaram memorando de entendimento de intercâmbio institucional e cooperação. Pretendem fazer pesquisas, aplicar conhecimentos de forma integrada e realizar projetos em ciências sociais, economia, matemática em tecnologias de processo e gestão. O professor da FGV, Marcus Vinicius Rodrigues, cearense e ex-presidente do Inep, participou da assinatura.

Inácio Arruda, titular da Secitece.
Foto: Mauri Melo
Inácio Arruda, titular da Secitece.

PROJETO

O começo de um complexo de energias renováveis

O secretário Inácio Arruda (foto), da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), assinou ordem de serviço para instalação de uma Usina de Minigeração Solar Fotovoltaica de 400kWp. Ficará no Centro de Treinamento do Trabalhador Cearense (CTTC Pecém). O custo declarado é de R$ 1,3 milhão e é bancado por convênio firmado entre a Secitece e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). É só um começo. O equipamento compõe a primeira etapa de um projeto que prevê a criação do Complexo de Energias Renováveis no CTTC Pecém. Haverá ainda um laboratório. Ao todo, serão destinados R$ 6 milhões para o projeto, frutos do convênio.

Evento do Ocyan Waves Challenge do ano passado
Foto: DIVULGAÇÃO
Evento do Ocyan Waves Challenge do ano passado

ÓLEO E GÁS

Ocyan prospecta startups

Em terceira edição, o Ocyan Waves Challenge foca em soluções para desafios e em tecnologias para a Ocyan (ex Odebrecht Óleo e gás). O cadastro está aberto para startups. Outrora, a cearense Delfos já foi uma selecionada.

Horizontais

Econo-influencer - A indústria em novos tempos. Na quarta-feira, 17 horas, pelo Youtube, o economista Ricardo Amorim fala sobre o tema em evento da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec).

VIP - O Banco Safra inaugurou o Espaço Banco Safra. É uma Sala VIP no terminal 3 do Aeroporto de Guarulhos.

Há vagas - A Volkswagen abriu inscrições para seu Programa Trainee - Nova Geração 2021. Busca graduados entre 2016 e 2020 com interesse em atuar numa das seguintes plantas: São Bernardo do Campo (SP), Vinhedo (SP), Taubaté (SP), São Carlos (SP) e São José dos Pinhais (PR). As inscrições acabam dia 30.

Alfabetização digital - O deputado estadual Audic Mota (PSB) apresentou projeto lei que institui a Política Estadual de Alfabetização Digital da rede pública. Ele defende que assim haveria pleno acesso de estudantes com deficiência, professores e gestores escolares. 

Foto do Jocélio Leal

Informe-se sobre a economia do Ceará aqui. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?