Redator do blog e coluna homônimos, diretor de Jornalismo da Rádio O POVO/CBN e CBN Cariri, âncora do programa O POVO no Rádio e editor-geral do Anuário do Ceará
Redator do blog e coluna homônimos, diretor de Jornalismo da Rádio O POVO/CBN e CBN Cariri, âncora do programa O POVO no Rádio e editor-geral do Anuário do Ceará
O campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em Fortaleza, chamado internamente de ITA-FZ, terá os cursos de Engenharia de Sistemas, Engenharia de Energia e, provavelmente, Bioengenharia - este último antecipado pela Coluna em 23 de outubro. Na concepção do ITA, está a chamada hélice tripla da inovação - academia, indústria e governo. Assim, no caso de engenharia de energia, o foco serão as energias renováveis, fotovoltaica e eólica, das quais o Ceará é importante gerador. Em Engenharia de Sistemas, conteúdos em cibersegurança, ciência de dados (data science) e Inteligência Artificial (IA).
Detalhe: os dois primeiros anos de quem for aprovado para o vestibular do ITA-FZ serão na sede do Instituto, em São José dos Campos (SP). Pelo modelo de ensino, as engenharias têm os dois anos iniciais com conteúdos semelhantes. Apenas do terceiro ano em diante, de um total de cinco, há as especificações por curso. Desse modo, os aprovados no primeiro vestibular, previsto para o próximo ano, só virão para Fortaleza em 2027. É quando também o Ministério da Defesa (MD) e o Ministério da Educação (MEC) esperam ter o novos campus com obras concluídas.
O relatório considerou 25 alunos por curso. Com isso, o chamado campus-sede terá acréscimo de 150 estudantes em 2031 e o "campus FZ" 225 alunos em 2034, todos de graduação. Pós-graduação fica para 2028. A princípio, mestrado, seguido de doutorado, a partir de 2030. Desse modo, o ITA espera ter aproveitamento dos alunos egressos do curso profissional em andamento, além de habilitar os concludentes do mestrado a cursar o doutorado.
Outra informação relevante: o primeiro vestibular será para as engenharias de sistemas e de energia. O terceiro curso só deverá ter vestibular em 2029, com aulas em São José dos Campos em 2030 e 20231. Somente em 2032 em Fortaleza. Pelo cronograma elaborado pelos dois ministérios, a primeira formatura do ITA-FZ vai acontecer em 2029.
Na última segunda-feira, em Fortaleza, o ministro da Educação Camilo Santana (PT) confirmou a realização de concurso público. Os estudos para implantação do campus indicam que a portaria sai este ano ainda, as provas haverá em 2024 para os aprovados começarem a trabalhar em 2025. O ministro não deu detalhes. Mas o relatório final apresenta vagas para 90 professores - 50 em 2024. Os 40 restantes em 2030. Para São José dos Campos, cinco vagas em 2030 e nenhuma no próximo ano. Servidores para Fortaleza são propostos 75 para administração no ano que vem e 20 em 2030. Para a Diretoria, 19 vagas já em 2024. A soma total para o concurso em 2024 é de 160 vagas. Em 2030, 68. Total: 228.
Em termos de infraestrutura física, o desenho do novo campus prevê quatro salas de aula em 2027 e mais quatro em 2030. Somente em 2032 haveria mais duas e no ano seguinte mais duas, totalizando 12. Já a quantidade de salas de professores serão 20 em 2027, mais 20 em 2028 e outras 10 em 2029. Até 2037, 90 ao todo. Já começa com 14 laboratórios didáticos e amplia em mais sete quando for 2032. Biblioteca só uma e auditórios dois em 2027 e depois mais um em 2032. O início será com 13 alojamentos, dobra no segundo ano, faz mais 12 em 2029 e chega a 57 em 2037. O somatório de dependências chega a 257 - incluindo outras destinações.
O relatório assinado em 3 de outubro passado pelo tenente brigadeiro do ar Walcyr Josué Castilho, da parte do MD, e por Fernanda Pacobahyba, em nome do MEC, consolidou em termos técnicos o que até então era apenas a chamada vontade política de trazer o ITA para a terra de seu fundador, o marechal-do-ar Casemiro Montenegro, e de Camilo Santana. Ficou descartado abrir apenas uma faculdade de engenharia vinculada ao ITA.
horizontais
Meio aluguel - Nem só de produtos vive o apelo de vendas da Black Friday. Este ano, pela primeira vez, a SJ Imóveis entrou. Em novembro, dá 50% de desconto durante cinco meses de aluguel. Vale para 50 imóveis selecionados.
Contábeis - O presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRCCE), Fellipe Guerra, foi convidado pelo Comité de Integración Latino Europa-América (Cilea), para ministrar um treinamento sobre a Contabilidade Tributária Brasileira, na plataforma do Cilea.
Dino errou - O ministro da Justiça Flávio Dino usou de sua fina ironia para comentar a fala truculenta de uma portuguesa em direção a uma brasileira. Ante a xenofobia, disse em tom jocoso que Portugal deveria devolver o ouro ao Brasil. Para mesa de bar uma delícia. Para um ministro da Justiça, falta de senso, do bom. Não era um ato de Governo, era uma mulher infeliz. E, se fosse, assunto para o Itamaraty. Só alimentou a animosidade.
Informe-se sobre a economia do Ceará aqui. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.