Logo O POVO+
O Dia D do aquário que nunca houve
Foto de Jocélio Leal
clique para exibir bio do colunista

Redator do blog e coluna homônimos, diretor de Jornalismo da Rádio O POVO/CBN e CBN Cariri, âncora do programa O POVO no Rádio e editor-geral do Anuário do Ceará

O Dia D do aquário que nunca houve

Às 10 horas haverá a assinatura de protocolo de intenções entre a UFC, Correios e SPU no Palácio da Abolição, o que daria início à ideia de uma campus da Universidade na Praia de Iracema. É esperado o anúncio pelo governador Elmano de Freitas (PT) da transformação do Acquario Ceará, não concluído, em sede do Labomar-UFC
Tipo Notícia
Acquario Ceará será a nova sede do Labomar-UFC, Centro Tecnológico de Ciências Naturais (CTCN) e Instituto de Cultura e Arte (ICA) (Foto: FCO FONTENELE)
Foto: FCO FONTENELE Acquario Ceará será a nova sede do Labomar-UFC, Centro Tecnológico de Ciências Naturais (CTCN) e Instituto de Cultura e Arte (ICA)

Será nesta sexta-feira, 10 horas, no Palácio da Abolição, o anúncio oficial pelo governador Elmano de Freitas (PT) da nova destinação do chamado Acquario Ceará - a obra inacabada, paralisada e cara - na Praia de Iracema. Conforme a Coluna havia antecipado no dia 20 passado, Elmano vai anunciar a estrutura como novo endereço do futuro do Instituto de Ciências do Mar (Labomar), da Universidade Federal do Ceará (UFC). O evento terá a assinatura de Protocolo de Intenções entre UFC, Correios e Secretaria do Patrimônio da União (SPU). É a ideia de Campus de Iracema, menina dos olhos do reitor Custódio de Almeida.

A informação gerou uma série de debates, com a sensação de meno male em quem não suporta ver aquele monumento ao desperdício de dinheiro do contribuinte. Gente que até compreende que foi concreto demais, energia demais, dinheiro demais em algo sem um plano de negócios convincente e, pior, sem obras nem sequer concluídas. E também a insatisfação, sobretudo do chamado trade turístico, com o que seria a perda de uma âncora para o turismo cearense.

Cândido Albuquerque, ex-reitor da UFC, olha com ceticismo para as movimentações envolvendo Acquario e Labomar-UFC. Ele critica o planejamento na gestão superior da instituição. Diz ter assumido a Reitoria em 2019 com 53 obras abandonadas. Cita laboratórios e o campus de Itapajé como exemplos. "Tudo por falta de planejamento". "Começavam obras e largavam no meio do caminho".

"Em 2015 começaram Itapajé e abandonaram". Afirma só não ter concluído um bloco grande na Matemática porque não viu sentido naquilo e um ginásio, porque teve de priorizar o condomínio de empreendedorismo e laboratório na Medicina. "Concluí mais de 50 obras. Tudo o que começava era planejado. Mas vejo que não aprenderam nada, coisa nenhuma".

Em dezembro de 2021, o então governador Camilo Santana (PT) lia pesaroso as obras do Acquário, paralisadas desde 2015. Ao programa Jogo Político, o petista dizia que o prosseguimento da construção foi dificultado pela pandemia e outras questões referentes à tentativa de financiamento pelo setor privado. Vislumbrava parceiros privados para finalizar. Coisa para R$ 300 milhões na época.

Onde hoje estão as obras, havia uma sede do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs). O órgão desceu a área. À frente, Eudoro Santana, pai de Camilo. O desfecho agora, em larga medida, aplaca esta frustração familiar.

DESONERAÇÃO

Governo afronta e Congresso derruba

O equilíbrio entre os três poderes há muito foi para as calendas. A atitude do Governo Lula, por meio do ministro Haddad, de afrontar o Congresso com um pacote contendo a reoneração gradual da folha de pagamentos, é o mais novo capítulo. Outros já houve, com o Judiciário. A afronta vem da opção do Governo de sugerir que a proposta será feita por meio de uma Medida Provisória. Quisesse jogar o jogo do diálogo, iria partir para um projeto de lei, não para uma MP. O deputado Mauro Filho (PDT-CE) não tem dúvidas: "O Congresso vai derrubar a MP".

POLÍCIA

Domingo haverá rolezinho?

Domingo completa-se uma semana do chamado rolezinho, a afligir moradores do Meireles ao subúrbio com poluição sonora e desrespeito ao Código de Trânsito Brasileiro. E, desde então, nenhum pronunciamento por parte da cúpula da Segurança Pública do Ceará. O prefeito Sarto Nogueira (PDT) se pronunciou. Não disse nada muito contundente, mas declarou ontem em entrevista à rádio O POVO CBN que conversou com as equipes da Prefeitura, que por sua vez tiveram com equipes do Estado. Segundo ele, estão atentos para fechar o cerco e evitar a repetição na noite de réveillon. O silêncio do Estado indica naturalização. Caberia indignação.

RENÚNCIAS

Geraldo sai de SAF e do Hapvida

Geraldo Luciano Mattos Júnior não deixou apenas o Conselho de Administração da SAF do Fortaleza, como o jornalista Sergio Ponte, da Rádio O POVO CBN, informou ontem. Geraldo também saiu do Conselho de Administração da Hapvida. Ele apresentou carta de renúncia no último dia 11, sendo prontamente aceita. Para o lugar dele, assume em 1º de janeiro o agora ex-vice-presidente financeiro e de Relações com Investidores Maurício Fernandes Teixeira. Os membros do Conselho indicaram Luccas Augusto Adib, diretor de Mercado de Capitais, para assumir de modo interino no lugar de Maurício.

ESG

M.Dias Branco em índice B3

Pelo quarto ano consecutivo, a M. Dias Branco está no grupo de empresas que integram o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3. O índice passa a ter critérios cada vez mais rigorosos, na tentativa de conter o faz de conta, também conhecido como greenwashing. No rol de parâmetros, desde a avaliação da reputação ESG até a abordagem de estratégias climáticas das empresas. A 19ª carteira reúne 78 companhias, pertencentes a 36 setores, e entrará em vigor a partir de janeiro de 2024.

PGJ

Haley toma posse dia 5

O promotor de Justiça Haley de Carvalho Filho - aquele que a Esquerda não chama de Interventor, até porque não é, mas bem chamaria não fosse o governador Elmano de Freitas do PT, porque o escolheu a despeito do mais votado - assumirá o cargo de procurador-geral de Justiça (PGJ) do Estado, biênio 2024-2025, no próximo dia 5 de janeiro de 2024. Às 17 horas, no Cambeba.

Horizontais

E agora? - Em boa hora, os 998 fósseis repatriados pelo Brasil voltaram às suas origens, o Cariri. O processo conclui a repatriação patrimonial iniciada pelo Governo do Ceará, com apoio do Governo Federal, para que ocorresse a devolução das peças diretamente da França. O evento foi comandado pela titular da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Sandra Monteiro. Doravante, caberá ao Ceará cuidar bem. O Cariri tem potencial para ser destino turístico internacional, pelo interesse arqueológico.

Turismo - Em novembro, o turismo foi responsável pela criação de 23.521 vagas formais de emprego. Os dados foram divulgados pelo Ministério do Turismo, com base nas informações do Cadastro-Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Resultado líquido - A Cagece apresenta resultados de pesquisa sobre o grau de satisfação de clientes residenciais com a prestação dos serviços. No geral, a avaliação amostral realizada, no período de 9 de setembro a 10 de outubro, por meio de abordagem presencial domiciliar, com a aplicação de 5.005 questionários, aponta um índice de 72,3% no nível de satisfação dos clientes externos da Cagece.

 

Foto do Jocélio Leal

Informe-se sobre a economia do Ceará aqui. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?