Logo O POVO+
Prefeita de Guaramiranga diz que órgão municipal é avanço
Foto de Jocélio Leal
clique para exibir bio do colunista

Redator do blog e coluna homônimos, diretor de Jornalismo da Rádio O POVO/CBN e CBN Cariri, âncora do programa O POVO no Rádio e editor-geral do Anuário do Ceará

Prefeita de Guaramiranga diz que órgão municipal é avanço

Em nota, Ynara Mota (Republicanos) afirma que a autarquia de meio ambiente vai fortalecer fiscalização, mas a criação é questionada por moradores e um grupo de proprietários de imóveis, preocupados com a ocupaçao desordenada. Eles estão criando a associação SOS Guaramiranga para defender a Serra
Tipo Notícia
Ynara Mota (Republicanos), prefeita de Guaramiranga, é esposa do prefeito de Baturité, Herberlh Mota (Republicanos) (Foto: Reprodução/Instagram Ynara Mota)
Foto: Reprodução/Instagram Ynara Mota Ynara Mota (Republicanos), prefeita de Guaramiranga, é esposa do prefeito de Baturité, Herberlh Mota (Republicanos)

A propósito da coluna publicada na edição deste domingo, 16, no O POVO, com o título "Meio ambiente sob risco em Guaramiranga", sobre a preocupação acerca do cenário ambiental no município, no Maciço de Baturité, e da decisão da Prefeitura de criar um órgão municipal para fazer os licenciamentos, a prefeita Ynara Mota (Republicanos) enviou uma nota na qual diz a medida é um avanço.

Diz a nota que "a criação de uma Autarquia de Meio Ambiente em Guaramiranga representa um avanço significativo na preservação da região, garantindo que o município tenha maior autonomia para proteger seus recursos naturais". Afirma ainda que "com essa iniciativa, será possível fortalecer a fiscalização, agilizar processos e adotar medidas mais eficazes para a conservação da serra".

Prossegue: "A municipalização do licenciamento ambiental, prevista na Lei Complementar Federal 140/2011, permite que Guaramiranga tenha um olhar mais atento e técnico sobre suas próprias demandas, sem depender exclusivamente de órgãos externos. Isso possibilita uma análise mais criteriosa dos impactos ambientais e sociais de cada projeto, garantindo que o desenvolvimento ocorra de forma sustentável".

Segundo a nota, "uma fiscalização mais presente e estruturada é essencial para coibir infrações ambientais e impedir práticas que comprometam a biodiversidade local. O aumento da vigilância e a aplicação rigorosa da legislação ambiental asseguram que as construções respeitem as diretrizes ecológicas e contribuam para um crescimento ordenado".

Conclui dizendo que: "A Serra de Guaramiranga (sic), conhecida por sua beleza e importância ecológica, precisa de políticas públicas comprometidas com sua preservação. A criação da autarquia reforça esse compromisso e abre caminho para uma gestão ambiental mais eficiente, equilibrando progresso e responsabilidade ecológica".

 

Foto do Jocélio Leal

Informe-se sobre a economia do Ceará aqui. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?