Logo O POVO+
Belchior é um dos retratos de Bob Wolfenson
Foto de Jocélio Leal
clique para exibir bio do colunista

Redator do blog e coluna homônimos, diretor de Jornalismo da Rádio O POVO/CBN e CBN Cariri, âncora do programa O POVO no Rádio e editor-geral do Anuário do Ceará

Belchior é um dos retratos de Bob Wolfenson

Exposição será aberta neste sábado no Museu da Fotografia, com a presença de Bob Wolfenson, e fica dois meses em cartaz
Tipo Notícia
Belchior em ensaio feito por Bob para extinta revista Carícia, da Editora Abril (Foto: Bob Wolfenson)
Foto: Bob Wolfenson Belchior em ensaio feito por Bob para extinta revista Carícia, da Editora Abril

Fortaleza - Uma das personagens da exposição Bob Wolfenson: Retratos, a estrear neste sábado (5) no Museu da Fotografia, em Fortaleza, é Belchior.

A foto retrata Belchior nos anos 1970 na Capital paulista. “Esta fotografia faz parte de uma série que eu havia perdido de vista há algum tempo e a redescobri no ano passado nos arquivos da Editora Abril”, disse Bob em maior do ano passado na sua conta do Instagram @bobwolfenson.

Bob dizia que a fotografia de Belchior estava “misturada” a outras 300 feitas por ele desde os anos 1970 até agora. "Tomara que venha para Fortaleza", diz o Blog na época. Agora veio. Relembre aqui

Foto de Belchior pronta para entrar na exposição que estreia neste sábado (5)
Foto de Belchior pronta para entrar na exposição que estreia neste sábado (5)

Nesta sexta-feira (3) ele postou na conta: "No jornal 'O POVO' (@opovoonline), do Ceará, matéria sobre a minha exposicão "Retratos" com curadoria de @rodrigovillela e @fabiofurtado, projeto de arquitetura da exposição @andrevainerarquitetos, inaugura neste sábado 5/10 no @museudafotografiafortaleza. Nas fotos do jornal 2 artistas imortais: Luiz Melodia e Fernanda Young. Obrigado @silviofrota pelo convite e #pedroortale pela interlocução e organização". Leia matéria de @brunalforte aqui

Bob é fotógrafo de retrato, nu e moda, com histórico na arte e na publicidade. A exposição reúne mais de 220 fotografias. Destas, cerca de 150 entram na exposição em Fortaleza. Foram feitas da década de 1970 até a atualidade.

Personalidades da cultura, do esporte e da política estão a mostra. Entre elas, Hélio Oiticica, Fernanda Montenegro, Caetano Veloso, Tais Araújo, Marília Gabriela, Lázaro Ramos, Camila Pitanga, Anitta, Ludmila, Laerte, Zé Celso, Lula, Fernando Henrique Cardoso, Pelé, Ronaldo e outros.

A foto mas antiga tem 46 anos. É de 1973, de Tom Zé. Foi poucos anos depois do lançamento de Tropicália ou Panis et Circenses.

A arte de Bob está fotografias de capas de discos, livros, jornais e revistas. 

Em tempo: Belchior morreu em 30 de abril de 2017. Em junho do ano passado, o Blog teve acesso a uma carta de Belchior endereçada a casal de amigos queridos dele, Ricardo Bezerra e Beth. A carta, datada de 25 de novembro de 1974, tem 26 linhas datilografadas. Clique e leia aqui

Belchior por Bob Wolfenson, nos anos 1970
Belchior por Bob Wolfenson, nos anos 1970

SERVIÇO

Bob Wolfenson: Retratos

Quando: Abertura no sábado, 5/10, às 10h. Palestra com Bob Wolfenson às 10h30 e visita mediada às 11h30, sem inscrição. Visitação de terça-feira a domingo, de 12h às 17h. Mostra com duração aproximada de dois meses.

Onde: Museu da Fotografia Fortaleza (Rua Frederico Borges, 545, Varjota)

Gratuito

Foto do Jocélio Leal

Informe-se sobre a economia do Ceará aqui. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?