Logo O POVO+
G20: a reunião das principais economias do mundo
Foto de Ana Karina Frota
clique para exibir bio do colunista

Mestre em Ciência Política pela Universidade Clássica de Lisboa, Pós-graduada em Comércio Exterior pela Universidade Católica de Brasília, Presidente da Câmara Setorial de Comércio Exterior e Investimentos da Adece, Gerente do Centro Internacional de Negócios da FIEC, Membro do Conselho de Relações Internacionais da FIEC – CORIN.

G20: a reunião das principais economias do mundo

Brasil está na presidência rotativa do grupo e será sede de reunião nesta semana, no Rio de Janeiro
Tipo Notícia
REUNIÃO do G20 no Rio de Janeiro (Foto: Bruna Prado/POOL/AFP)
Foto: Bruna Prado/POOL/AFP REUNIÃO do G20 no Rio de Janeiro

O G20 é um grupo seleto que reúne as principais economias do mundo. Em dezembro de 2023, o Brasil estreou na presidência rotativa do grupo. A reunião desta semana acontece no Rio de Janeiro e tem como objetivo iniciar as discussões para a reunião prevista para acontecer em novembro.

O G20 é composto pela África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia, Turquia, União Europeia e União Africana.

A demanda do governo brasileiro é pautada nas questões dos conflitos globais e na solicitação de uma “reforma” internacional. A “reforma” abordará temas como inclusão social (combate) à fome e à desnutrição, desenvolvimento sustentável, transição energética e governança global.

O G20 foi idealizado para desenvolver a coordenação entre as maiores economias do mundo no enfrentamento de crises financeiras com impactos globais.

Mais notícias de Economia

Foto do Ana Karina Frota

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?