Mestre em Ciência Política pela Universidade Clássica de Lisboa, Pós-graduada em Comércio Exterior pela Universidade Católica de Brasília, Presidente da Câmara Setorial de Comércio Exterior e Investimentos da Adece, Gerente do Centro Internacional de Negócios da FIEC, Membro do Conselho de Relações Internacionais da FIEC – CORIN.
O G20 é um grupo seleto que reúne as principais economias do mundo. Em dezembro de 2023, o Brasil estreou na presidência rotativa do grupo. A reunião desta semana acontece no Rio de Janeiro e tem como objetivo iniciar as discussões para a reunião prevista para acontecer em novembro.
O G20 é composto pela África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia, Turquia, União Europeia e União Africana.
A demanda do governo brasileiro é pautada nas questões dos conflitos globais e na solicitação de uma “reforma” internacional. A “reforma” abordará temas como inclusão social (combate) à fome e à desnutrição, desenvolvimento sustentável, transição energética e governança global.
O G20 foi idealizado para desenvolver a coordenação entre as maiores economias do mundo no enfrentamento de crises financeiras com impactos globais.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.