
A Layout é um espaço que aborda o mercado publicitário local e nacional. Cliff Villar é jornalista, publicitário e professor. Atualmente é diretor Corporativo do Grupo Comunicação O POVO
A Layout é um espaço que aborda o mercado publicitário local e nacional. Cliff Villar é jornalista, publicitário e professor. Atualmente é diretor Corporativo do Grupo Comunicação O POVO
Todos temos algum tipo de fetiche. Eu confesso. Vive em mim um professor de história. Talvez por considerar que nossas origens e linguagens sejam extremamente relevantes para sabermos quem somos. Mas essa é uma coluna de propaganda e design, então que papo é esse? Vou explicar.
Certa vez, no O POVO, fizemos uma pesquisa para aferir se o cearense sabia a razão de sermos a Terra da Luz. Pra nosso espanto, o estudo apontou que menos de 20% sabia o motivo certo, o de sermos os primeiros a abolir a escravidão no país.
Esse desconhecimento vai além, é uma visão muito mais sofisticada. Exemplo: nossas raízes africanas são ignoradas. Abolimos a escravidão, mas não o preconceito. E isto está no marketing e em nossa literatura. Afinal, segundo José de Alencar, o Ceará é fruto de uma indígena e um europeu.
O poeta Paula Ney fala que Fortaleza é a "loura desposada do sol". Traduzindo: é morena pela incidência solar, não pela mestiçagem. Outro ponto. Quantas vezes você viu em uma campanha algo sobre os Maracatus ou citou os desfiles na Domingos Olímpio? Não me lembro.
O Ceará midiático não traduz o Siará profundo. Talvez não faça por merecer sua riqueza. Um baú de imagens, sons e sabores que nos fazem cearenses.
Viva o bom humor propositivo. A Temprano/Delantero veiculou um anúncio no coração da Big Apple. O mote foi mostrar como é fácil anunciar em NYC, difícil mesmo é entender a cabeça do consumidor. Para isso é preciso planejamento, estratégia e claro, criatividade. Do you understand?
Confira o vídeo:
Ficha técnica:
Criação: Pádua Sampaio, Cadu Fontenele e Jorge Holanda
Atendimento: Wládia Lelis
A história ao vivo. O Anuário do Ceará 2023-24 será lançado no dia 15 de setembro, no La Maison, para convidados. A edição celebra os 95 anos do O POVO. O Anuário é a publicação impressa mais antiga em circulação no Ceará.
O evento reunirá autoridades, gestores públicos, artistas, empresários locais e nacionais, anunciantes, parceiros e colaboradores do O POVO e da Fundação Demócrito Rocha.
A Frosty está de cara nova. O rebranding foi desenvolvido pela Bando Propaganda. A nova marca é mais clean, com elementos que remetem à bola de sorvete. O slogan "É pura gostosura" é simples e eficiente. A Frosty atua há 33 anos no mercado e possui mais de 60 lojas no Nordeste, estando presente no Ceará, Rio Grande do Norte, Maranhão, Piauí e Pernambuco.
Ficha técnica:
Agência: Bando Propaganda
CCO: Giácomo Brayner
Diretora de operações: Chris Calixto
Diretores de Criação: André Freitas, Samuel Ribeiro
Redatores: Georgge Plutarco
Diretor de arte: Luan Brito
Atendimento: Rodrigo Monteiro
Mídia: Sara Monteiro, Adna Fernandes
Social Media: Biatriz Veras
Edição: Nathan Igor
Produção: Stephanie Andrade
Arte-final: Haroldo Júnior e Lucas Araújo
Revisão: Nascimento Alves
Aprovação: Vanda Monte
Em 1993, O POVO e a Newland/Toyota promoveram um concurso entre 80 agências de todo país. O prêmio, um Corolla zero km. A vencedora, a Mark Propaganda, então dirigida por Nazareno Albuquerque, que dividiu fraternalmente com a dupla de criação Paulo Fraga e Andrey Ohama.
Além da Mark, foram finalistas: Slogan, EBM, MBA e Síntese. Todas receberam um troféu criado por ninguém menos que Sérvulo Esmeraldo.
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.