Logo O POVO+
Quem brifa, aprova
Foto de Layout
clique para exibir bio do colunista

A Layout é um espaço que aborda o mercado publicitário local e nacional. Cliff Villar é jornalista, publicitário e professor. Atualmente é diretor Corporativo do Grupo Comunicação O POVO

Layout economia

Quem brifa, aprova

Na publicidade existe um movimento essencial, o velho e bom briefing.
Tipo Opinião
Saber pedir um conceito, uma estratégia, uma nova marca e/ou uma campanha é para esgrimistas da comunicação.
 (Foto: Nathanaël Desmeules/Unsplash)
Foto: Nathanaël Desmeules/Unsplash Saber pedir um conceito, uma estratégia, uma nova marca e/ou uma campanha é para esgrimistas da comunicação.

Na publicidade existe um movimento essencial, o velho e bom briefing. Pois bem, como todo "movimento", este pontapé inicial teria necessariamente que virar um verbo, e virou: brifar! Ocorre que, apesar de básico, passar um briefing é uma tarefa delicada, com a sofisticação que só as coisas simples possuem.

Saber pedir um conceito, uma estratégia, uma nova marca e/ou uma campanha é para esgrimistas da comunicação.

Agora, se a confecção de um briefing é arte, é igualmente artístico o ato de recebê-lo. Receber um desejo travestido de desafio e metas é para poucos. Alguns briefings são parábolas cheias de metáforas. Traduzi-lo é como decifrar o código genético de uma intenção, da verdadeira intenção.

Pena que hoje os briefings foram transformados em peças burocráticas sem nenhum charme. Brifar passou a ser um ato mecânico e sem emoção. Brifar virou um diálogo frio.

Um bom briefing tem alma. Uma alma que une Freud e Frida, Platão e Gonzagão. Ópera e Maracatu. Um bom briefing é o primeiro passo para um gol de placa, por isso, e tão somente por isso, desde o dia em que convivo com o mundo da publicidade, num longínquo 1987, que o mestre Alex Periscinoto me ensinou uma lição: aprova quem brifou.

 

INTELIGÊNCIA REAL

Amanhã é dia de Futura Trends. O maior evento de tendências do O POVO inicia às 13 horas, no Teatro RioMar Fortaleza.

 Futura Trends 2023 traz como tema central "A evolução e os limites éticos da inteligência artificial: Nós x Eles"(Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Futura Trends 2023 traz como tema central "A evolução e os limites éticos da inteligência artificial: Nós x Eles"

Dentre os destaques está o painel sobre fronteiras da Inteligência Artificial, ética e ferramentas que podem trabalhar/pensar por nós, conduzido por Wally Menezes, reitor do IFCE, e debatido por representantes do Google, da Unicamp e da Huawei. Clique aqui para se inscrever. 

 

FEITO NO CEARÁ

A agência i360, de Juazeiro do Norte, está à frente do novo posicionamento e da campanha da Juá, marca cearense de produtos de limpeza que está no mercado há 25 anos. Nesta nova etapa, o foco é na experiência do consumidor e na sua interação por meio de redes sociais, estreitando a relação entre cliente e empresa.

Agência i360 assina nova marca da Juá(Foto: Crédito)
Foto: Crédito Agência i360 assina nova marca da Juá

 

Ficha técnica - Campanha Juá
Agência i360
Captação e Edição: Intensive Filmes
Direção: Carlos Eduardo e Samuel Santos
Roteiro: Anderson Freitas e Samuel Santos
Fotografia: Wallyson Souza
Concepção da Campanha e Linha Editorial: Agência i360
Atores: Juan Carlos, Joilma Nery, Leila Moraes, Maria Socorro Santos
Locação: Bartzen Home
Compositor do Jingle: Cristtiano Felix
Direção Geral: Jayan Duarte

Ficha Técnica - Rebranding Juá
Agência i360
Direção de arte: Rafael Anderson
Acompanhamento e Revisão: Jayan Duarte e Samuel Santos

 

SORRISO NOVO

A Bando Propaganda assina o rebranding da Odontoart. A empresa cearense de planos odontológicos completa 25 anos e comemora com uma marca mais leve, com tipografia sem serifa e pensada para o ambiente digital. Já o tradicional verde ganhou uma nova tonalidade. A identidade visual estará em todos os canais de comunicação e nos pontos de contato com os clientes.

Bando Comunicação assina rebranding da Odontoart(Foto: divulgação)
Foto: divulgação Bando Comunicação assina rebranding da Odontoart

 

A MULATO É A TAL

A Mulato Comunicação completa 9 anos. Motivos não faltam para celebrar. A agência cearense assumiu, no final de agosto, ao lado da Ana Couto Branding, a conta de uma das maiores operadoras de saúde do país, a Hapvida NotreDame Intermédica.

A Mulato ficará à frente das campanhas internas e externas regionais por todo o Brasil. Para coroar ainda mais o aniversário, a Esmaltec passou a integrar a carteira de clientes no segmento digital.

Confira abaixo as peças da agência e vídeo institucional:

abrir

 


 

 

BRANDING PURO

A Pande Design e o Instituto Euvaldo Lodi - IEL Ceará promovem, no dia 4 de outubro, a palestra gratuita "Mudança de Atitude: O comportamento atual dos consumidores e seus efeitos sobre as marcas". O evento traz Gian Franco, da Pande, e Fernanda Faria, executiva e professora de Marketing. Clique aqui para se inscrever.

Pande e IEL promovem palestra Mudança de Atitude: O comportamento atual dos consumidores e seus efeitos sobre as marcas"(Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Pande e IEL promovem palestra Mudança de Atitude: O comportamento atual dos consumidores e seus efeitos sobre as marcas"

 

Foto do Layout

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?