Logo O POVO+
Longas conversas, ligação de Vojvoda e mais: saiba como o Fortaleza conseguiu o "sim" de Ángelo Henríquez
Foto de Lucas Mota
clique para exibir bio do colunista

Lucas Mota é repórter de Esportes de O POVO. Estudou jornalismo na Universidade 7 de Setembro e na Universidad de Málaga (UMA). Ganhou o Prêmio CDL de Comunicação na categoria Webjornalismo e o Prêmio Gandhi de Comunicação na categoria Jornalismo Impresso, e ficou em 2º lugar no Prêmio Nacional de Jornalismo Rui Bianchi

Lucas Mota esportes

Longas conversas, ligação de Vojvoda e mais: saiba como o Fortaleza conseguiu o "sim" de Ángelo Henríquez

Até o acerto com o atacante chileno, houve longo processo de negociação, que envolveu monitoramento do Cifec, longas conversas telefônicas e ligação de Vojvoda
Atacante Ángelo Henríquez comemora gol no jogo Universidade de Chile x San Lorenzo, no estádio Nacional, pela Copa Libertadores 2021 (Foto: Staff Images / CONMEBOL)
Foto: Staff Images / CONMEBOL Atacante Ángelo Henríquez comemora gol no jogo Universidade de Chile x San Lorenzo, no estádio Nacional, pela Copa Libertadores 2021

O anúncio oficial do atacante chileno Ángelo Henríquez, 27 anos, pelo Fortaleza marca o desfecho positivo de um longo processo de negociação, que envolveu o monitoramento do Cifec, reunião por videoconferência, longas conversas telefônicas e ligação do técnico Juan Pablo Vojvoda. Abaixo a coluna traz os detalhes exclusivos sobre a transação.

Tempo de contrato, porcentagem do Fortaleza e compensação financeira
Ángelo Henríquez será jogador do Fortaleza até 12 de dezembro de 2022. O centroavante chileno, que tem passagens por clubes da Europa como o Manchester United, Wigan e Real Zaragoza, encerrava vínculo com o Universidad de Chile no fim de 2021.

Para conseguir a liberação do jogador antes do fim de contrato com a "La U", o Tricolor do Pici precisou abrir os cofres para uma compensação financeira. Desta forma, o Leão adquiriu 55% dos direitos econômicos do centroavante de 27 anos, que representavam toda a parte pertencente à Universidad de Chile. O restante permanece com o atleta.

Os valores do investimento são mantidos em sigilo por confidencialidade de contrato.

Processo de negociação para atrair Ángelo para o Pici
Ángelo Henríquez é monitorado pelo Centro de Inteligência do Fortaleza (Cifec) desde fevereiro. Com a proximidade da janela de transferências internacionais, que abre em agosto, a diretoria começou a se movimentar no último mês para executar a transação. A negociação era considerada difícil. Os dirigentes sabiam que precisavam ser certeiros para atrair o atleta, que jogará pela primeira vez no Brasil.

Por meio de reuniões por vídeoconferência e longas conversas por telefone, com participação incisiva do presidente Marcelo Paz, o atacante passou a ser ambientado ao clube do Pici. A diretoria apresentou o projeto para Ángelo Henríquez se tornar jogador do Fortaleza, que envolveu informações sobre a cidade, a torcida, o potencial do elenco, entre outros dados. Tudo isso foi colocado de forma transparente em busca do "sim" do chileno. O anúncio da contratação acabou acontecendo na noite dessa quarta-feira, 7, logo após a goleada do Tricolor sobre o América-MG por 4 a 0.

Ligação de Vojvoda
Foi mais um trunfo do processo de negociação. O treinador ligou diretamente para o centroavante e reforçou que contava com ele no Fortaleza.

O comandante do Leão gosta bastante do futebol de Ángelo. O técnico acompanhou de perto o atacante no Campeonato Chileno, em 2020, e chegou a enfrentá-lo quando treinava o Unión La Calera.

Chegada ao Pici
Ángelo Henríquez é esperado para se apresentar ao Pici ainda nesta semana. A expectativa do Fortaleza é que os novos reforços vindo do mercado estrangeiro tenham de duas ou três semanas de ambientação no clube, participando da preparação física e treinando com os novos companheiros, até agosto, quando serão regularizados.

Edinho, que estava na Coreia do Sul, já treina com o elenco desde segunda-feira, 5. Além de Ángelo e o atacante cearense, o Fortaleza espera acertar com mais reforços vindo de fora do Brasil. Um deles é Valentín Depietri, que acerta os últimos detalhes para ser anunciado.

Para o leitor que busca mais informações sobre Depietri, recomendo a leitura deste texto publicado recentemente na coluna - clique aqui.

Foto do Lucas Mota

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?