Logo O POVO+
Números evidenciam queda do ataque do Ceará com Marquinhos Santos
Foto de Lucas Mota
clique para exibir bio do colunista

Lucas Mota é repórter de Esportes de O POVO. Estudou jornalismo na Universidade 7 de Setembro e na Universidad de Málaga (UMA). Ganhou o Prêmio CDL de Comunicação na categoria Webjornalismo e o Prêmio Gandhi de Comunicação na categoria Jornalismo Impresso, e ficou em 2º lugar no Prêmio Nacional de Jornalismo Rui Bianchi

Lucas Mota esportes

Números evidenciam queda do ataque do Ceará com Marquinhos Santos

A média de gols do escrete do Porangabuçu teve queda de 45% desde a chegada do atual treinador. A cada partida, os problemas ofensivos ficam mais evidentes
Técnico Marquinhos Santos em treino do Ceará no estádio Carlos de Alencar Pinto, em Porangabuçu (Foto: Felipe Santos/CearaSC.com)
Foto: Felipe Santos/CearaSC.com Técnico Marquinhos Santos em treino do Ceará no estádio Carlos de Alencar Pinto, em Porangabuçu

Marquinhos Santos está cada vez mais pressionado no comando do Ceará pelo rendimento da equipe e pelos resultados recentes. No momento, o time acumula três derrotas seguidas. O principal problema é o aproveitamento do sistema ofensivo. A média de gols do escrete do Porangabuçu teve queda de 45% com a chegada do atual treinador e a saída de Dorival Júnior.

Nos últimos três jogos, o Ceará só marcou um gol. A cada partida, os problemas ofensivos ficam mais evidentes. O Vovô não tem tido organização na criação das jogadas para encontrar chances claras e aumentar o aproveitamento de bolas nas redes. Com Marquinhos Santos, o Alvinegro fez 14 gols em 14 partidas. Com Dorival Júnior, foram 33 tentos em 18 jogos, com média de 1,83.

As mudanças no sistema tático têm prejudicado. Marquinhos não conseguiu manter o nível de atuação que a equipe vinha apresentando. O ponto positivo do atual treinador foi fazer Vina subir de produção ao escalá-lo como meia centralizado. Entretanto, o próprio treinador tem mudado a formação e deslocado Vina para jogar aberto ou até como falso 9.

O colombiano Steven Mendoza, principal atleta na Era Dorival, caiu de produção após ter sofrido lesão. Desde que retornou, o camisa 10 fez oito partidas e só marcou um gol, de pênalti. Marquinhos ainda busca o melhor encaixe para que o colombiano volte a ser decisivo.

Fora o posicionamento de dois atletas importantes, a construção de jogadas do Vovô carece de ajustes. Sem organização na criação, o time abusa, por vezes, de cruzamentos na área, principalmente, com as descidas de Nino Paraíba.

Nos 14 gols marcados pelo Ceará sob o comando de Marquinhos, nove foram feitos sem assistências, mas através de sobra de bola ou de pênalti.

Rodada importante na Série A

Ceará e Fortaleza têm rodada importante para as pretensões das equipes na tabela. Vitórias sobre os rivais no fim de semana e tropeços de concorrentes diretos podem resultar em situações positivas para a dupla cearense na Série A.

Hoje, o Alvinegro encara o Botafogo, um adversário direto e com a mesma pontuação na tabela. O Vovô pode ingressar no G-10 do Brasileirão se bater os cariocas e ocorrerem tropeços de São Paulo, América-MG e Goiás, que enfrentam Flamengo, Juventude e Palmeiras, respectivamente.

Já o Tricolor, que recebe o Internacional amanhã, tem a chance de igualar em pontuação o primeiro time fora da zona de rebaixamento, o Avaí, em caso de vitória. Os rivais diretos na parte de baixo da tabela têm confrontos difíceis: os catarinenses encaram o Corinthians em casa, o Cuiabá visita o Fluminense e Coritiba recebe o Santos.

Foto do Lucas Mota

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?