Logo O POVO+
David Ricardo merece a vaga de titular na lateral esquerda do Ceará
Foto de Lucas Mota
clique para exibir bio do colunista

Lucas Mota é repórter de Esportes de O POVO. Estudou jornalismo na Universidade 7 de Setembro e na Universidad de Málaga (UMA). Ganhou o Prêmio CDL de Comunicação na categoria Webjornalismo e o Prêmio Gandhi de Comunicação na categoria Jornalismo Impresso, e ficou em 2º lugar no Prêmio Nacional de Jornalismo Rui Bianchi

Lucas Mota esportes

David Ricardo merece a vaga de titular na lateral esquerda do Ceará

O zagueiro de 20 anos foi improvisado na lateral para substituir o então titular Danilo Barcelos, que estava suspenso. O jovem esteve envolvido nos três lances decisivos que resultaram em gols contra o Atlético-GO
Tipo Opinião
Zagueiro David Ricardo em treino do Ceará no estádio Carlos de Alencar Pinto, em Porangabuçu (Foto: Felipe Santos/cearasc.com)
Foto: Felipe Santos/cearasc.com Zagueiro David Ricardo em treino do Ceará no estádio Carlos de Alencar Pinto, em Porangabuçu

.

Consistência defensiva e apoio ofensivo. Estas duas ações resumem a atuação de David Ricardo, considerado um joia do elenco alvinegro, na vitória por 3 a 0 sobre o Atlético-GO, em Goiânia.

O zagueiro de 20 anos foi improvisado na lateral esquerda para substituir o então titular Danilo Barcelos, que estava suspenso na rodada. O jovem esteve envolvido nos três lances decisivos que resultaram em gols — em um deles contribuiu diretamente com uma assistência.

A atuação o credibiliza para permanecer como titular na lateral-esquerda. Ele ganhou a vaga de Barcelos, que há tempos vem atuando mal e permanecendo até então entre os 11 iniciais porque o substituto natural, Willian Formiga, está lesionado. Cabe agora a Eduardo Barroca decidir pela continuidade do garoto. Se não fizer isso estará cometendo um erro.

Barroca insistiu até onde pôde em Danilo Barcelos. Preferiu manter o experiente lateral-esquerdo na posição a testar David Ricardo improvisado. Mas aí veio a suspensão do camisa 23 pelo terceiro cartão amarelo.

Sem opções, o jeito foi apostar no camisa 4 na lateral-esquerda. E ele deu conta do recado. Fez muito mais do que Barcelos nos últimos jogos. O jogador há havia sido testado assim na temporada, inicialmente pelo técnico Gustavo Morínigo, em ocasiões esporádicas.

O jovem pode ser a solução a curto prazo, pelo menos enquanto o Ceará não for ao mercado contratar outro lateral-esquerdo. É uma necessidade do elenco no momento, e a diretoria precisa priorizar a vinda de um atleta para a posição na próxima janela de transferências, que abre em julho.

ZÉ RICARDO E WARLEY MERECEM PERMANECER NO TIME TITULAR DO CEARÁ CONTRA O CRB

Bom, para o jogo de hoje contra o CRB, no Castelão, Eduardo Barroca terá que decidir não só sobre a lateral-esquerda. Além de Danilo Barcelos, outros três jogadores considerados titulares até então voltam a ficar à disposição após cumprir suspensão: Richardson, Willian Maranhão e Caíque.

Os substitutos escolhidos por Barroca diante do Atlético-GO, Zé Ricardo, Arthur Rezende e Warley, tiveram atuações positivas.

E a pergunta que paira no ar é: quem fica e quem sai do time titular para encarar o CRB? Na minha avaliação, dos quatro que foram desfalques na rodada passada, apenas Willian Maranhão merecia retornar aos 11 iniciais no lugar de Arthur Rezende.

Junto a David Ricardo, Zé Ricardo e Warley aproveitaram bem a chance dada por Barroca e deveriam permanecer entre os titulares. O volante deu maior dinamismo ao meio de campo e qualidade na saída de bola, um dos problemas persistentes na equipe. Já a presença do lateral-direito deixa o time mais agressivo e leve e dá maior suporte ofensivo a Erick no ataque.

Diante do CRB, atuando como mandante, Barroca pode apostar numa equipe mais propositiva. Com esta ideia de jogo, Zé Ricardo e Warley são as escolhas ideais.

Foto do Lucas Mota

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?