Ceará não evolui pós-Data Fifa e pressão sobre Barroca aumenta
clique para exibir bio do colunista
Lucas Mota é repórter de Esportes de O POVO. Estudou jornalismo na Universidade 7 de Setembro e na Universidad de Málaga (UMA). Ganhou o Prêmio CDL de Comunicação na categoria Webjornalismo e o Prêmio Gandhi de Comunicação na categoria Jornalismo Impresso, e ficou em 2º lugar no Prêmio Nacional de Jornalismo Rui Bianchi
Ceará não evolui pós-Data Fifa e pressão sobre Barroca aumenta
As coletivas de Barroca a cada resultado aquém mostram o distanciamento do treinador com a realidade do que acontece dentro de campo. Se um técnico não vê com clareza os problemas da equipe como vai solucionar?
Foto: FERNANDA BARROS
FORTALEZA, CEARÁ, 28-05-2023: Eduardo Barroca. Jogo pela Série B, do Campeonato Brasileiro. Ceará x Novorizontino, com derrota alvinegra, de 0x3. Público composto inteiramente de mulheres, crianças e pessoas PCD. (Foto: Fernanda Barros/ O Povo)
A pressão sobre Eduardo Barroca aumentou bastante após o desempenho ruim e o empate conquistado diante do Sampaio Corrêa, em São Luís-MA. Após duas semanas de treinamentos exclusivos em preparação para o embate contra os maranhenses, o Alvinegro apresentou os mesmos problemas e passou sufoco na maior parte da partida.
Antes da pausa da Data Fifa, Barroca falou com entusiasmo o quanto estava ansioso pelo período de pausa no calendário de jogos. Até citei isso aqui na coluna. Era um momento fundamental para treinar, recuperar o condicionamento físico dos jogadores e ajustar os erros.
Havia muita expectativa sobre como seria o rendimento do Vovô no retorno das partidas. A realidade em campo contra o Sampaio foi assustadora. O Ceará teve muita dificuldade com a saída de bola, - problema que persiste desde a chegada de Barroca -, e na construção ofensiva e organização defensiva.
Não há qualquer evolução para apontar dos 90 minutos contra o rival do Maranhão. Para piorar, Barroca segue insistindo em peças que não estão correspondendo em campo. A equipe tem se tornado refém do talento individual de Erick porque não consegue construir outras alternativas de jogo.
A situação é muito delicada diante de todo o contexto da pausa da Data Fifa. As coletivas de Barroca a cada resultado aquém mostram o distanciamento do treinador com a realidade do que acontece dentro de campo. Se um técnico não vê com clareza os problemas da equipe como vai solucionar?
Até o momento, Barroca segue como treinador da equipe. Na quarta-feira, o Alvinegro já entra em campo para encarar o Avaí, comandado por Gustavo Morínigo, no Castelão-CE.
Após o empate com o Sampaio, a diretoria adotou uma postura silenciosa. Internamente, os dirigentes têm avaliado sobre a permanência do treinador.
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.