Logo O POVO+
Marcelo Paz se coloca à disposição para ser 1º CEO da SAF do Fortaleza
Foto de Lucas Mota
clique para exibir bio do colunista

Lucas Mota é repórter de Esportes de O POVO. Estudou jornalismo na Universidade 7 de Setembro e na Universidad de Málaga (UMA). Ganhou o Prêmio CDL de Comunicação na categoria Webjornalismo e o Prêmio Gandhi de Comunicação na categoria Jornalismo Impresso, e ficou em 2º lugar no Prêmio Nacional de Jornalismo Rui Bianchi

Lucas Mota esportes

Marcelo Paz se coloca à disposição para ser 1º CEO da SAF do Fortaleza

Em rodas de conversas, Marcelo Paz sinalizou sobre a disponibilidade e o desejo de assumir o posto de CEO da SAF do Fortaleza, caso seja aprovada em Assembleia Geral de Sócios
Marcelo Paz assumirá cargo de CEO da SAF do Fortaleza
 (Foto: Samuel Setubal)
Foto: Samuel Setubal Marcelo Paz assumirá cargo de CEO da SAF do Fortaleza

Marcelo Paz se colocou à disposição para ser o primeiro CEO da Sociedade Anônima de Futebol (SAF) do Fortaleza, conforme apurou a coluna. O dirigente esteve nesse sábado, 16, no auditório da Arena Castelão, onde por placar esmagador de 76 a 1 foi autorizado pelo Conselho Deliberativo a convocação de Assembleia Geral de Sócios para decidir sobre a criação da SAF.

Em rodas de conversas, Marcelo Paz sinalizou sobre a disponibilidade e o desejo de assumir o posto de CEO da SAF do Fortaleza, caso seja aprovada em Assembleia Geral de Sócios. Na mesma reunião no Castelão foi aprovada também a convocação para decidir sobre a mudança no Estatuto do clube, passo fundamental para a transição.

>>> SAF é o caminho para o Fortaleza brigar no patamar mais feroz no Brasil, avalia especialista

O atual presidente do Tricolor tem mandato até o fim de 2024. Numa eventual transição para SAF na qual Marcelo Paz fosse o escolhido como CEO, o seu cargo na parte do clube que seguiria como entidade associativa seria assumido pelo vice-presidente da gestão até novas eleições.

 

É importante entender que a SAF ficará responsável exclusivamente pelo futebol do clube. Como CEO, Paz estaria à frente da gestão de ativos esportivos do time, como futebol profissional, feminino e base, administração de contratos profissionais, direitos federativos e de participação em competições nacionais e internacionais e programas de associados.

O CEO da SAF será escolhido pelo Conselho de Administração, criado a partir do momento que ocorre a transição para o novo modelo. Em uma das plenárias realizadas pelo clube para discutir o assunto, em julho, o próprio vice-presidente do Leão, Geraldo Luciano, em tom descontraído, ventilou a possibilidade de Paz no cargo.

"Vai ser procurado quem é a pessoa que vai meter as melhores condições para continuar fazendo esse trabalho. Não vou dizer que é o Marcelo Paz (risos). Quem quiser entender assim, não está entendendo errado, não", afirmou o dirigente.

SAF do Fortaleza: clube não pretende vender ações inicialmente

O presidente do Fortaleza tem sido figura importante no processo de transição. O dirigente participou das plenárias realizadas para explicar e tirar dúvidas do torcedor e aproveitou entrevistas na imprensa para debater e aprofundar o tema.

Um das ideias debatidas com frequência é de que inicialmente o clube não pretende vender ações da SAF. O modelo implementado no América-MG é uma das inspirações para o Fortaleza, como o próprio Marcelo Paz explicou em conversa com a imprensa em julho, em uma das plenárias.

"Tem um exemplo muito claro de quem já fez o que a gente tá propondo, o América-MG. Ele já é SAF a algum tempo e não vendeu nada de ações. Nós havíamos falado eu e Geraldo Luciano de que a ideia era vender de 10% a 15%. No momento, a ideia é não vender nada, apenas mudar o regime de gestão do clube, sair de modelo associativo para modelo de SAF que é o modelo de mais práticas de governança, mais acesso à crédito", comentou Paz.

 

Foto do Lucas Mota

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?