Logo O POVO+
Uma declaração para as startups do Ceará
Foto de Maurício Cardoso
clique para exibir bio do colunista

Mentor e conselheiro de startups há mais de quatro anos, formado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e com especializações pela UFRJ e Unyleya. Hoje, atua como diretor de Operações da Casa Azul Ventures, já tendo mentorado mais de 100 startups e avaliado mais de 1.000 em diversos programas nacionais e internacionais. Também atua como gerente de Novos Negócios no Grupo de Comunicação O POVO.

Uma declaração para as startups do Ceará

As empresas de base tecnológicas, inovadoras, repetíveis e escaláveis são um ativo de grande relevância para uma alavancagem econômica de uma região. E precisamos criar uma agenda que materialize um movimento que ressoe com essas intenções.
Tipo Análise
A aceleradora Casa Azul foi uma das cinco contempladas no edital Fundeci 2022 (Foto: Beatriz Boblitz)
Foto: Beatriz Boblitz A aceleradora Casa Azul foi uma das cinco contempladas no edital Fundeci 2022

Venho a um tempo trabalhando, nos bastidores, com startups, grandes empresas, investidores, governo e, principalmente, empreendedores. E nessa breve jornada que tenho passado, percebo que, nosso ambiente precisa de um manifesto, uma declaração, seguindo o importante movimento econômico que está acontecendo em nosso estado e que traga debates propositivos para o incentivo das startups cearenses.

Como estado, no Ceará, percebo que estamos nos holofotes da inovação e tecnologia, somos um dos estados mais conectados do país, somos vanguarda internacional em energia limpa e possuímos startups e grandes empresas ganhando relevância internacional.

Mas me surgem declarações que quero expor:

Empreendedores de sucesso (se é que esse adjetivo é adequado), ajudem os novos que iniciam na jornada. Se encontrem, conversem, se conectem! Essas conexões são as que mais trazem resultados para as startups.

 

Grandes empresas, que invistam seu tempo em observar as startups que aparecem no seu entorno. Contratem serviços inovadores de soluções locais. E, principalmente, tomem cuidado para não desacelerarem as startups que estão no seu entorno.

Investidores, aceleradoras e hubs de inovação, criem um fluxo de investimento saudável para as startups cearenses. Preparem os empreendedores para captarem recursos, públicos ou privados, nacionais ou internacionais.

Precisamos entender que as empresas de base tecnológicas, inovadoras, repetíveis e escaláveis (que chamamos de startups), são um ativo de grande relevância para uma alavancagem econômica de uma região. E precisamos criar uma agenda que materialize um movimento que ressoe com essas intenções.

Quero provocar, propor, discutir e também ouvir àqueles que querem conversar! Me encontrem: mauricio.cardoso@casaazul.vc

Foto do Maurício Cardoso

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?