Mentor e conselheiro de startups há mais de quatro anos, formado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e com especializações pela UFRJ e Unyleya. Hoje, atua como diretor de Operações da Casa Azul Ventures, já tendo mentorado mais de 100 startups e avaliado mais de 1.000 em diversos programas nacionais e internacionais. Também atua como gerente de Novos Negócios no Grupo de Comunicação O POVO.
Por favor, vejam NFT como uma solução que possa habilitar a desburocratização do mundo, e não como um mercado especulativo onde se multiplica o valor por causa de um tweet de um famoso
Estudo o mercado de NFT há dois anos, desde seu surgimento. E não, não fiquei milionário. Nem comprei ou vendi arquivo. Eu não quero fazer deste texto mais uma explicação sobre o que é ou o que não é NFT.
Também não quero falar sobre oportunidades e o mercado. Se fosse para recomendar algo pra vocês, hoje, recomendaria o uso de filtro solar!
Quero escrever sobre o que estão tentando fazer com um conceito que deveria ser simples, mas pelo desconhecimento, estão transformando em um mercado questionável e duvidoso.
Sobre a blockchain: a melhor explicação que um dia ouvi sobre, foi que “a blockchain é como um gigante sudoku, quando você preenche um número em um quadro, é possível calcular os outros quadros”. Achei simples, elegante e esclarecedor.
Agora, sobre NFT: é um registro, um atestado, na blockchain.
Tudo na internet é constituído por registros e, juridicamente, até e-mails podem ser considerados como registros legais. Mas então por que registrar na blockchain? Porque a validação e consulta é descentralizada, o que deixa a consulta e validação muito mais eficiente.
Mas agora as pessoas estão transformando qualquer informação em NFT (e talvez nem seja NFT mesmo, mas usam pela empolgação do mercado). Jogos, moedas, pessoas estão colocando suas soluções usando NFT como um tempero para multiplicar o valor da solução. Como se, somente agora com NFT é que aquele jogo, aquela moeda, aquela roupa, terá o valor devido (ou as pessoas veriam valor).
Desenvolvo negócios no universo de blockchain, criptomoedas e NFT, acho soluções fascinantes, mas o valor das solução se prova per si. E os negócios existiriam sem essas tecnologias, entretanto seria mais complexo para gerenciar.
Por favor, vejam NFT como uma solução que possa habilitar a desburocratização do mundo, e não como um mercado especulativo onde se multiplica o valor por causa de um tweet de um famoso.
Mas o filtro solar (esperando que ele não vire NFT) nunca deixem de usar!
Está comprando ou vendendo alguma NFT sem saber o motivo, por favor, me chama: mauricio.cardoso@casaazul.vc
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.