Logo O POVO+
É portátil, mas não é um console. Perdeu a vez, Sony!
Foto de Miguel Pontes
clique para exibir bio do colunista

Miguel Pontes é Streamer de Games na Twitch. Host, editor e produtor do Mais Um Podcast de Games e da Comunidade Nerd do O POVO. Pesquisador da Central de Jornalismo de Dados - Datadoc e Acervo O POVO. Neste espaço, vai falar sobre jogos, noticiar eventos, analisar games e opinar sobre a indústria de jogos

É portátil, mas não é um console. Perdeu a vez, Sony!

Em evento transmitido nesta quarta-feira, 24, a Sony apresentou ao mundo o Project Q, uma espécie de Wii U do Playstation 5. Francamente...
Sony apresenta o Projeto Q na Playstation Showcase 2023 (Foto: Reprodução | Sony Playstation)
Foto: Reprodução | Sony Playstation Sony apresenta o Projeto Q na Playstation Showcase 2023

.

Alguns meses atrás publiquei aqui neste espaço uma coluna que falava sobre a hora da Sony retornar ao mercado de consoles portáteis, um nicho que é indiscutivelmente dominado pelo Switch da Nintendo e pelo economicamente inviável para o grande público, o Steam Deck da Valve.

Pois bem, adoraria estar aqui noticiando neste segundo parágrafo que “Seus problemas acabaram!” mas, não é bem assim. Nesta quarta-feira, 24, a Sony durante a Playstation Showcase 2023 revelou ao mundo um aparelho portátil, chamado de Project Q. Conhecido nos fóruns internet afora, o Project Q ou Project Q-lite, já era bastante especulado quanto ao seu formato e suas capacidades. Não se sabia até então se a Sony estaria apostando de volta em um nicho que ela deixou anos atrás, até acontecer essa Showcase.  

Ora, mas então é um portátil? 

Sim!

Um console portátil?

Não!

Pronto, aqui está a diferença: É portátil, mas não é console.

Entendo como "console portátil" aparelhos que tenham a capacidade de rodar jogos de forma independente, coisa que esse dispositivo aparentemente não é capaz de fazer. Ele seria mais como um aparelho para jogar remotamente os seus jogos do PS5 e não uma plataforma independente, com jogos exclusivamente pensados para o aparelho, onde streamar os jogos do PS5 para ele fosse apenas um "Plus" a mais.

Então o que exatamente é o Project Q?

Ao meu ver, ele é um controle Dualsense com uma tela touch de 8 polegadas no meio - Um trambolho! - Alguns falaram nas redes sociais. Mas, sinceramente, o Steam Deck e algumas outras soluções paralelas (entenda-se Aliexpress!) também são. O badalado Nintendo Switch, por exemplo, também é. O Project Q, também chamado de Q-Lite, pelo menos parece ser mais "ergonômico" de segurar, já que a pegada lateral é mesma a dos joysticks do PS5.

O que me incomodou mesmo foi o fato de ser um acessório para streaming dos seus jogos dentro da mesma residência/local que o seu PS5 e não um console dedicado e com jogos excluvisos. Sinceramente, acho que já está passando da hora da Sony voltar para esse mercado. E olha que timing massa seria pegar esse final de geração do Switch e entregar aos fãs, consumidores e a própria concorrência, o aparelho que iria abrir a nova geração de consoles portáteis.

Por enquanto... perdeu a vez Sony!

 

 

+ E por falar em consoles portáteis, saca só esse  episódio do Mais Um Podcast de Games, inteiramente dedicados aos consoles portáteis.

Foto do Miguel Pontes

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?