Logo O POVO+
Pacheco e Lira convencem Weber a liberar o "Natal" do orçamento secreto
Foto de Nazareno Albuquerque
clique para exibir bio do colunista

Jornalista, colunista de Economia da rádio O POVO/CBN; Coordenador de Projetos Especiais do Grupo O POVO DE COMUNICAÇÃO; Co-Autor do livro '50 Anos de Desenvolvimento Industrial do Ceará' e autor dos 'Diálogos Empresariais', dois livros reunindo depoimentos de líderes empreendedores do Estado do Ceará

Pacheco e Lira convencem Weber a liberar o "Natal" do orçamento secreto

O Orçamento Secreto consegue hoje abismar os brasileiros da extrema esquerda ao mais radical nazi-olavista
Tipo Análise
Pacheco e Lira, presidentes do Senado e da Câmara (Foto: Agência Brasil)
Foto: Agência Brasil Pacheco e Lira, presidentes do Senado e da Câmara

As desavergonhadas manobras dos presidentes do Senado e da Câmara para manter em segredo os gastos do Orçamento Secreto (RP9) acabaram dando certo: a ministra Rosa Weber resignou suspender o trecho da decisão que impedia novas liberações neste ano.

Weber concordou ainda prorrogar por 90 dias os prazos, exigindo ampla publicidade das emendas e recursos liberados. E mais: até que o plenário do STF se manifeste (lá pras calendas) as regras para 2022 continuam a dar margem para indicações sem nenhum critério de quem será beneficiado.

O circo de horrores prossegue com o seu espetáculo: com a aprovação e promulgação da PEC dos Precatórios pelo cúmplice-mor Jair Bolsonaro, ficará ampliado o teto de gastos aumentando ainda mais o limite para as emendas. Neste ano, o total autorizado para essas emendas é de R$ 16,9 bilhões.

A marmota é tão indecente e republicanamente imoral, que foi parar nos umbrais da Polícia Federal e na articulação de uma CPI no Senado. O Orçamento Secreto consegue hoje abismar os brasileiros da extrema esquerda ao mais radical nazi-olavista, indignando os editoriais da grande mídia.

Estamos de fato testemunhando a terceira grande vergonha nacional desde a redemocratização, juntando-se ao lixo dos Anões do Orçamento e ao Mensalão. O Orçamento Secreto (e por ser secreto) abisma a todos, de todos os gêneros. Foi a mais ardilosa marmota congressual que se tem registro desde a fundação da República.

Lojistas do Ano: festa da CDL para dois cabras das Caatingas que chegaram ao topo

Gerardo Vieira Albuquerque foi o Lojista do Ano de 2020. Seu prêmio ficou guardado para ser entregue quando a pandemia passasse. Em 2021, o homenageado da CDL de Fortaleza foi o empresário Valdenir Rolim de Souza, fundador da Top-Móveis.

Os dois são cearenses desbravadores. Gerardo veio da Serra da Meruoca, onde trabalhou com o pai no trato da terra. Veio para Fortaleza, trabalhou como entregador, abrindo em seguida um pequeno armazém, raiz do que é 12hoje a rede Centerbox de supermercados.

Valdenir, o Lojista do Ano 2021, nasceu no Crato, onde viveu até 13 anos, aprendendo com o pai comerciante os segredos do varejo. Hoje lidera a Top Móveis, presente em 18 cidades do Ceará e duas no Piauí.

"Eu não me vejo fazendo outra coisa. No comércio sou varejista mas também professor, psicólogo, contador e conselheiro. Faço o que me dá vida", diz com convicção e um sotaque de língua presa bem caririense.

A festa de entrega dos Troféus se dará quinta-feira, em festa sempre solene, para convidados limitados por conta das restrições sanitárias vigentes, explica o presidente da CDL Fortaleza, Assis Cavalcante.

 

Foto do Nazareno Albuquerque

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?