Logo O POVO+
Racismo no trabalho: negros recebem 30% menos
Foto de Neila Fontenele
clique para exibir bio do colunista

Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

Racismo no trabalho: negros recebem 30% menos

Tipo Opinião
Pessoas participam de protesto contra a morte de João Alberto Silveira Freitas em frente ao supermercado Carrefour, onde foi espancado, em Porto Alegre, RS, Brasil, em 20 de novembro de 2020. - Morte de um negro homem na noite de quinta-feira após ser espancado por seguranças brancos em um supermercado do grupo Carrefour em Porto Alegre desencadeou uma onda de indignação no Brasil, que nesta sexta-feira comemora o Dia da Consciência Negra. (Foto de SILVIO AVILA / AFP) (Foto: SILVIO AVILA / AFP)
Foto: SILVIO AVILA / AFP Pessoas participam de protesto contra a morte de João Alberto Silveira Freitas em frente ao supermercado Carrefour, onde foi espancado, em Porto Alegre, RS, Brasil, em 20 de novembro de 2020. - Morte de um negro homem na noite de quinta-feira após ser espancado por seguranças brancos em um supermercado do grupo Carrefour em Porto Alegre desencadeou uma onda de indignação no Brasil, que nesta sexta-feira comemora o Dia da Consciência Negra. (Foto de SILVIO AVILA / AFP)

Para quem não acredita em racismo no Brasil, mesmo assistindo cenas de violência em que um homem preto é espancado até a morte em um supermercado, eis os dados da empresa de recrutamento Catho que revelam faces da discriminação.

Pelo levantamento, os trabalhadores pretos em cargos de diretoria ganham até 30% a menos do que brancos em todos os níveis hierárquicos e de escolaridade. Apesar da mobilização pela diversidade racial no mundo e especificamente no País, há uma desigualdade profunda que não há como ser negada.

A pesquisa da Catho com mais de 10 mil profissionais no Brasil também mostrou que a discriminação segue em todos os outros níveis de atuação: coordenador (-22%), especialista graduado (-13%), analista (-10%), especialista técnico (-10%), assistente (-4%) e operacional (-5%). Ou seja, essa é uma questão tão presente em todos os âmbitos da sociedade que muita gente acha que isso é normal.

Embora ainda haja muita diferença de escolaridade entre pretos e brancos no País, o estudo revela como o problema não se concentra apenas nessas diferenças. Os profissionais negros, mesmo com doutorado, recebem 15% a menos; com mestrado ou MBA, -23%. Encarar de frente esse problema é uma necessidade; somente dessa forma teremos como construir um ambiente de vida menos discrepante nas nossas cidades, nas nossas famílias, nos nossos grupos sociais.

Jurandir Picanço, consultor da Fiec
Foto: Divulgação
Jurandir Picanço, consultor da Fiec

Proenergia 2020

HOMENAGEM MERECIDA

O consultor de Energia da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) e presidente da Câmara Setorial de Energias Renováveis da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Jurandir Picanço Júnior, recebeu esta semana o Troféu Proenergia 2020. É uma homenagem mais do que merecida pela longa trajetória e contribuição dele ao setor, não só nas iniciativas na área de energias renováveis, mas também como diretor e presidente da antiga Coelce.

Agronordeste

MERCADO DE TRABALHO

O Programa de Desenvolvimento do Nordeste (Agronordeste), lançado pelo Ministério da Agricultura em janeiro, contratou até agora 96 técnicos no campo, quatro supervisores e três médicos veterinários. Detalhe: o edital permanece aberto para contratação no endereço www.senarce.org.br.

Onda verde

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

A onda de alimentação saudável vem fortalecendo a venda de hortaliças e folhagens. No Ceará, a Campo Ouro Verde, que funciona há 10 anos e distribui 20 tipos de folhagens para mais de 90 supermercados, inovou na logística entre Fortaleza e Tianguá, de onde vêm os produtos, e vem sentindo os efeitos da demanda. O empresário Alderlan Sampaio diz que ajuda as pessoas a manterem uma vida mais saudável através da atuação no segmento e enviando os pedidos para as hortas, a fim de serem colhidos todos os dias até às 16 horas, visando chegarem no mesmo dia aos seus destinos. É o movimento verde da alimentação, fortalecendo as cadeias produtivas do agronegócio.

Revive Negócio

NOVA PLATAFORMA

Foi lançada ontem, através de parceria entre o Instituto Iracema Digital e as Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet) e da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), a Plataforma Revive. O objetivo é impulsionar o empreendedorismo e a inovação, através do apoio a cientistas e pessoas comuns com ideias com potencial de negócio, e gerar renda para os cearenses.

Sicredi

DESTAQUE NO RANKING

O Sicredi (cooperativa com mais de 4,5 milhões de associados) tem subido no ranking das empresas financeiras. Pelo levantamento elaborado pelo jornal Valor Econômico e pelo Serasa Experian, a instituição ficou no 9º lugar na classificação dos 100 maiores bancos do país.

Fundos

RESULTADOS DE R$ 19 BI

A Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) mostrou os resultados dos fundos de investimentos de captação líquida. De primeiro a 13 deste mês, foi obtido um resultado de R$ 19,1 bilhões.

Foto do Neila Fontenele

Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?