Logo O POVO+
Comércio pede ações urgentes para conter a pandemia
Foto de Neila Fontenele
clique para exibir bio do colunista

Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

Comércio pede ações urgentes para conter a pandemia

MOVIMENTO | Frente Parlamentar do Comércio e União Nacional das Entidades do Comércio e Serviços (Unecs) querem ações efetivas contra a pandemia e ajuda diante da crise
Tipo Opinião
Movimento do comércio de rua durante a flexibilização do isolameto social no Rio de Janeiro (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil Movimento do comércio de rua durante a flexibilização do isolameto social no Rio de Janeiro

Apandemia tem prejudicado a economia, mas há uma mobilização política importante.

A Confederação Nacional do Comércio, por exemplo, anunciou as ações da frente parlamentar do setor e da União Nacional das Entidades do Comércio e Serviços (UNECS). Vale lembrar que essas entidades representam 73% do PIB do país, e respondem por 27 milhões de empregos diretos.

O movimento é em prol de segurança sanitária, vacinação, auxílio emergencial e ajuda tributária, diferentemente das declarações desesperadas para abrir as atividades econômicas, sem um controle real da pandemia. O peso de 300 mil mortes decorrentes da Covid-19 não pode ser negado, bem como dos 14 milhões de desempregados. Diante disso, o comércio quer ações céleres e efetivas, medidas eficazes de suporte aos estados mais impactados.

Outros pontos importantes: diálogo junto à atividade produtiva, com medidas emergenciais concretas e que garantam a diminuição da propagação da pandemia; reedição do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) e do Programa Emergencial de Acesso a Crédito (Peac); e prorrogação do Programa Especial de Regularização Tributária (Pert).

Espera-se que com essas reivindicações sejam atendidas. Em outros termos: que não fiquem apenas no discurso.

Autopeças

PREPARAÇÃO DA GESTÃO

Mesmo alguns setores considerados essenciais sentem as perdas provocadas pela pandemia. O vice-presidente da Fecomércio e presidente do Sincopeças, Raniere Leitão, tem falado dos problemas provocados pela economia parada na área de autopeças, mas destaca também o aprendizado. Segundo ele, o segmento aproveitou o momento para preparar melhor a gestão e treinar os funcionários, através de parceria realizada com o Sebrae.

No assentamento Palmares, em Crateús, estratégias de convivência com o semiárido suprem a agricultura de sequeiro.
Foto: Aline Oliveira/ Comunicação MST
No assentamento Palmares, em Crateús, estratégias de convivência com o semiárido suprem a agricultura de sequeiro.

Crediamigo

PARCELAMENTOS E RENEGOCIAÇÕES

O Banco do Nordeste lançou estratégias de alongamento de dívidas e ampliação do crédito na área de microfinanças. Ontem, no O POVO Economia da rádio O POVO/CBN, a superintendente de Microfinanças e Agricultura Familiar da instituição, Lúcia de Fátima Barbosa, destacou os prazos de até 60 dias para pagamento da primeira parcela das operações relativas a contratações e renovações de crédito realizadas entre 1º de janeiro e 30 de junho de 2021. Segundo ela, muita gente tem procurado o BNB para buscar recursos e empreender, implantando canais digitais de venda. O banco também criou canais online para que os clientes não precisem comparecer às agências. 

Provedores

AMPLIAÇÃO NACIONAL

Os provedores de internet cearense continuam sua trajetória de ampliação. No programa Sustentabilidade Digital da Rádio O POVO/CBN, o CEO da Wirelink, Adriano Marques, destacou sua estratégia de crescimento nacional, com a implantação de unidades em todo o país. A empresa também montou uma universidade para preparar novos profissionais na área.

ICMS

COMITÊ ADIA PAGAMENTO

Ontem ocorreu uma vitória dos empreendedores nessa luta pela sobrevivência em meio a pandemia: o Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) acatou o pedido do estado do Ceará para adiar os prazos de pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), referentes aos meses de março, abril e maio, de empresas inscritas no Simples Nacional. A medida é importante, na tentativa de amenizar o impacto econômico da Covid-19.

Energia limpa

DEBATE NO OPOVO

Até amanhã, O POVO está promovendo lives sobre energia limpa. Sempre às 18 horas, o debate tem a participação de especialistas em energia. Os programas fazem parte do projeto "Energia Limpa: o Ceará na vanguarda da geração de energias renováveis" e são transmitidos pelos perfis do O POVO no YouTube e Facebook. Também ficam disponíveis na página do projeto, que reúne todo o conteúdo produzido pelo projeto: especiais.opovo.com.br/energialimpa.

Foto do Neila Fontenele

Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?