Foto de Neila Fontenele
clique para exibir bio do colunista

Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

Black friday em abril

Do final do para abril. De olho na retomada do comércio em meio à pandemia, lojas apostam em promoções e podem antecipar a black friday
Tipo Opinião
Ex-presidente do Sistema Fecomércio/CE - Maurício Filizola  (Foto: .)
Foto: . Ex-presidente do Sistema Fecomércio/CE - Maurício Filizola

Com a flexibilização das medidas de isolamento rígido, as lojas fazem campanhas para ampliar o faturamento. Há empresas antecipando até a Black Friday, que normalmente ocorre no final do ano, e fazendo campanhas pelas redes sociais anunciando descontos até 70%.

O presidente da Fecomércio, Maurício Filizola, explica que o setor tem sentido o impacto desse segundo lockdown. Ontem, durante entrevista ao Guia Econômico, da Rádio O POVO/CBN, ele falou da necessidade de um olhar mais cuidadoso para que os empresários recuperem seus negócios, e possam manter a economia e os empregos. "O comércio é responsável por 70% do PIB cearense", lembrou.

Em relação às dificuldades para pagamento dos aluguéis, Filizola afirma que há muitas negociações individuais, que servem de exemplo inclusive para os shoppings, os quais poderiam, neste momento, oferecer descontos para o período no qual o lojista não teve faturamento.

Aumento de 35%

SUPERMERCADOS E AÇOUGUES

Os hábitos de consumo continuam mudando na pandemia de Covid-19. Em Fortaleza, segundo pesquisa da Sodexo Benefícios e Incentivos, o consumo em supermercados e açougues cresceu 35%.

Por outro lado, conforme o estudo da Sodexo, em termos comparativos entre o momento atual e o anterior à pandemia, os consumidores reduziram em 26,34% a frequência de ida às compras. O cenário continua desafiador, em função do impacto da crise na renda das famílias.

Carlos Queirós, CEO da Biomátika
Foto: Divulgação
Carlos Queirós, CEO da Biomátika

Biomátika

NOVA DIREÇÃO

O empresário Kaká Queirós é o novo CEO da Biomátika. Ele terá a missão de ampliar o portfólio de produtos, com lançamentos voltados para linhas de cosméticos inovadores e sustentáveis, com inspiração nos bioativos brasileiros. A empresa ganhou o reforço de dois novos diretores: Fábio Andrade (CMO) e Saulo Magalhães (CFO/COO), ambos com experiência em multinacionais e grandes companhias nacionais.

Granito

MAIS DE 13 MIL TONELADAS EXPORTADAS

O Complexo do Pecém exportou mais de 13 mil toneladas de blocos de granito entre janeiro e abril de 2021. Houve um aumento de 3 mil toneladas em relação ao mesmo período em 2020. As cargas foram destinadas basicamente ao mercado europeu.

"A expectativa é de que sejam exportadas mais de 20 mil toneladas neste primeiro semestre de 2021 e de que, muito em breve, essas movimentações ocorram tendo a China como destino, além da Europa", afirma Carlos Alberto Alves, gerente comercial da Tecer Terminais (braço operacional do Porto).

Qair Brasil

CONTENÇÃO DA COVID-19

A Qair Brasil elaborou um plano de doações, na tentativa de ajudar a conter os efeitos da crise provocada pela pandemia. O foco prioritário, inicialmente, foi atender os profissionais de saúde na linha de frente e, em seguida, as famílias em situação de vulnerabilidade social.

No Ceará e Rio Grande do Norte, as ações beneficiaram as famílias dos municípios de Trairi, Cascavel, Afonso Bezerra e Macau, que receberam até agora mais de 1.400 cestas (o equivalente a 21 toneladas de alimentos).

Hapvida

NOVA OFERTA DE AÇÕES

A operadora Hapvida fará nova oferta de ações. A decisão foi aprovada pelo conselho de administração da empresa no domingo. Até o próximo dia 20,o fato relevante com a comunicação de preços deve ser publicado. Serão ofertadas 100 mil novas ações secundárias. Os recursos serão destinados a investimentos na estrutura atual das empresas recentemente adquiridas pelo grupo.

 

Essa notícia foi relevante pra você?
Logo O POVO Mais