Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.
Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.
A Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) contratou consultoria da Elogroup para elaborar seu plano de reestruturação. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado, apresentando a inexigibilidade de licitação. O redesenho é considerado uma estratégia importante para o incentivo às empresas cearenses dentro de uma economia global.
A nova agenda deve privilegiar a inovação e a sustentabilidade, visando uma aproximação maior com micro e pequenas empresas e com pessoas que estão na informalidade ou em situação de vulnerabilidade.
Pelo que se desenha, a Adece se transformará em um agente indutor de joint-ventures e contribuirá na busca de capitais. O secretário do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, Maia Júnior, tem sido um dos defensores dessa política. Para ele, o Estado deve respeitar as suas vocações naturais e buscar avanços tecnológicos para uma nova inserção no mercado mundial. Esse modelo tem o objetivo de incentivar a geração de mais empregos e renda.
A Adece deve seguir uma legislação do mercado financeiro e atuar através de parcerias com bancos, fintechs e fundos de investimentos. Ou seja, no curto prazo, não precisará se credenciar junto ao Banco Central.
Eleição
O economista Célio Fernando (Foto), que assumiu recentemente o cargo de secretário-executivo de Regionalização e Modernização da Casa Civil, foi eleito ontem para a vice-presidência da Apimec Brasil. A presidência ficou com a executiva de São Paulo, Lucy Sousa. Ricardo Coimbra (Corecon-CE) ficará como membro do conselho da entidade.
Indústria química
Os empresários da área química estão confiantes. Os indicadores de otimismo do setor foram destacados pelas pesquisas da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo economista Ricardo Amorim, em recente palestra para os empresários locais.
O setor mostra confiança para os próximos seis meses, em relação a abril do ano passado, em itens como demanda, emprego, investimento, exportação e compras. O presidente do Sindquímica-CE, Paulo Gurgel, que também responde pelo Grupo Alyne Cosméticos, comemora o resultado. Ele atribui o otimismo a dois fatores, em especial: um deles é o maior consumo de produtos de limpeza pessoal e doméstica, uma vez que surgiu uma maior preocupação com a higiene das mãos, dos alimentos e das próprias casas na pandemia. O outro é que os cearenses estão optando mais por produtos locais.
Energia
O Sindienergia-CE mantém um movimento forte pela aprovação do PL 5829/19, que regulamentará o segmento de Geração Distribuída (geração da própria energia pelo consumidor, por meio da energia solar fotovoltaica) no país.
Ontem, comissão formada pelo presidente da entidade, Luís Carlos Queiroz, e pelos diretores Hanter Pessoa e Jonas Becker, esteve em Brasília, participando de reunião com parlamentares. A votação do PL está prestes a acontecer e o setor espera um resultado favorável.
A Secretaria de Administração Penitenciária está realizando pregão eletrônico visando a compra de material para o projeto de uma fábrica de chinelos. A proposta já foi publicada no Diário Oficial e tem valor de R$ 209 mil.
Inova Simples
A formação de startups no Brasil deve ganhar uma velocidade maior com a aprovação do seu marco legal. A aprovação do Projeto de Lei Complementar 146/19 na Câmara dos Deputados é considerada um passo importante para o setor, em função das regras diferenciadas, através do Inova Simples.
Sobre o assunto:
Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.