Logo O POVO+
Impostos: propostas podem elevar tributação
Foto de Neila Fontenele
clique para exibir bio do colunista

Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

Impostos: propostas podem elevar tributação

Propostas geram polêmicas e discussões sobre aumento de tributação
Tipo Opinião
Ministro da Economia, Paulo Guedes (Foto:  Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil Ministro da Economia, Paulo Guedes

Todos os setores da economia já se manifestaram em defesa de mudanças no sistema de tributação, mas isso não quer dizer que qualquer reforma resolverá o problema. A proposta encaminhada ao Congresso Nacional que cria a Contribuição Social sobre Operações com Bens e Serviços (CBS), por exemplo, tem gerado mais polêmicas que soluções, com manifestações contrárias dos secretários de fazenda.

As propostas de mudanças no Imposto de Renda, apresentadas pelo ministro Paulo Guedes, têm proporcionado reclamações semelhantes. Especialistas alertam sobre a possibilidade de aumento da tributação das empresas e da classe média. Um exemplo claro da injustiça é que a alíquota seria a mesma para quem ganha R$ 5,3 mil ou R$ 100 mil.

A proposta de taxação em 20% dos lucros e dividendos também geraram reação dos investidores. Ou seja, nenhum setor aceita pagar mais, e o governo precisa aumentar a arrecadação. As mudanças na tributação são fundamentais na recuperação da economia, mas não será sobrecarregando as empresas ou classe média que isso vai acontecer. A negociação com a sociedade não pode ser dentro do jogo do faz de conta. Deve partir de um pacto social para a geração de um novo ambiente econômico. Caso contrário, o tiro sai pela culatra.

Carol Monteiro, presidente da Jucec
Carol Monteiro, presidente da Jucec

Jucec 

EMPREENDEDOR DIGITAL

O Ceará ainda precisa evoluir no processo de desburocratização, mas alguns passos neste sentido foram dados. Um deles é o programa Empreendedor Digital, realizado pela Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec), em parceria com oito instituições. Ontem, em entrevista ao Guia Econômico da Rádio O POVO/CBN, a presidente da Jucec, Carolina Monteiro, falou do novo método, que comprova a autoria e a integridade do documento eletrônico de forma gratuita, facilitando a abertura de empresas.

Aeris Energy

CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO

A Aeris Energy continua ampliando sua participação no Ceará. A empresa apresentou ontem o projeto de construção de um novo Centro de Distribuição no Estado. O empreendimento contará com uma área de 35 mil metros quadrados para dar suporte ao fluxo de construção e entrega de pás.

Intraplast

INÍCIO DAS OPERAÇÕES

A Intraplast realizará esta semana os últimos testes para sua operação no polo químico de Guaiúba. A empresa começa a funcionar oficialmente neste mês de julho no local. O CEO da companhia de embalagens plásticas, Beto Chaves, destaca a relevância do projeto na região metropolitana de Fortaleza. Vale ressaltar que o setor químico foi um dos que cresceu, mesmo com a pandemia.

Estágio

VAGAS NA NATURA

O grupo Natura &Co (Natura, Avon, The Body Shop e Aesop) abriu mais de 30 vagas para estudantes de diversas áreas. Dentre elas, Finanças; Pessoas, Cultura e Organização; Operações e Logística; Negócios Brasil; Marketing e Inovação, e Hub de Comunicação. Os interessados devem se candidatar até o dia sete de julho.

Supermercados

PREVENÇÃO DE PERDAS

O varejo brasileiro faz uma avaliação das perdas em 2021. O curioso é ver como aumentou o trabalho de prevenção de prejuízos. Pelo estudo da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), em 2015, 66% das companhias do setor apresentavam algum programa neste sentido; em 2020, 72% passaram a ter uma área de estudo sobre a possibilidade de perdas.

Água

VULNERABILIDADE SANITÁRIA

Mais um retrato triste no Brasil. O IBGE mostrou ontem que 38% da população tinha dificuldade de acesso a água no Brasil em 2019. No Ceará, 11,9% da população residia em domicílios com seis ou mais moradores.

Foto do Neila Fontenele

Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?