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Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

Times do Ceará e Fortaleza lançarão fan tokens

Times de futebol apostam na criação de novas fontes de renda e inovação
Tipo Opinião
Futebol e dinheiro (dollar) (Foto: GETTYIMAGES/Rawf8)
Foto: GETTYIMAGES/Rawf8 Futebol e dinheiro (dollar)

O mundo das criptomoedas tem avançado no futebol. Essa tem sido a aposta para a criação de novas fontes de renda e inovação. No meio da semana, houve a surpresa com o resultado rápido da venda de fan tokens (ativos virtuais que permitem novos relacionamentos com o torcedor e o mercado) do time do Corinthians: foram comercializadas 850 mil fan tokens em apenas duas horas, através da plataforma sócios.com, gerando uma receita de R$ 8,8 milhões.

Outras agremiações seguem o mesmo caminho, inclusive aqui no Estado. Os times do Fortaleza e do Ceará, por exemplo, até o início de outubro devem lançar os seus fan tokens através da empresa Bitci.com. A companhia turca, no final de julho, colocou no mercado 30 milhões de Brazilian Fan Tokens (BFT), que foram todos negociados em apenas 19 minutos. A empresa, que tem experiência com a seleção espanhola e a McLaren Racing, gostou dos resultados e avança apoiando times regionais.

A companhia já fechou patrocínio com o Ceará. A nova camisa do time com a marca da empresa deve estrear na manhã do próximo dia 12, durante o jogo contra o Grêmio, em Porto Alegre. O diretor comercial e de marketing do clube, Raimundo de Lavor Neto, conta que os detalhes do projeto estão sendo fechados, mas a perspectiva ("conservadora", segundo ele) é de arrecadar entre US$ 500 mil e US$ 800 mil.

O executivo do Ceará conta que um mercado novo está sendo aberto, com grande interesse de compradores internacionais. "Esse é um segmento com economia própria", ressalta. Dentro desse universo digital, os clubes de futebol representam oportunidades.

O presidente do Fortaleza, Marcelo Paz, confirmou que ainda este mês será anunciado o patrocínio da Bitci; no momento, os acordos estão em processo de finalização, mas a companhia também lançará fan tokens do time.

Diante desse novo mercado, a perspectiva é de mais recursos para os clubes e novas formas de relacionamento com os torcedores e investidores. Vale lembrar que boa parte desses ativos são comercializados fora do País.

NFT

DIFERENÇA DO BITCOIN

O mercado de criptomoeda ainda é considerado sofisticado e exige estudos, mas cresce rapidamente. Existem várias formatações de produtos digitais, entre moedas e tokens. Um token não fungível (NFT), por exemplo, representa algo único. O CSO da Blockchain One, Alan Kardec, explica que é esse o modelo de projeto dos times de futebol ou de obras de arte. Ou seja, são propriedades digitais que não podem ser trocadas. Esse tipo de produto se diferencia de criptomoedas como o Bitcoin e outros tokens mais utilitários, que são cambiáveis.

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TV

MOEDA DIGITAL E MERCADO

O Economia com Neila Fontenele desta semana entrevista o CSO da Blockchain One, Alan Kardec; e o economista-chefe da VLG Investimentos, Leonardo Milane. O programa será exibido segunda-feira, às 18 horas, no Canal FDR, e abordará assuntos como o mercado de moedas digitais e o atual cenário econômico.

CFO do grupo Pague Menos, Luiz Novais(Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação CFO do grupo Pague Menos, Luiz Novais

NOVO CICLO DE EXPANSÃO

As farmácias Pague Menos, que abriram capital em setembro de 2020, fizeram uma apresentação dos seus resultados: dos R$ 830 milhões captados, aproximadamente R$ 700 milhões serão destinados à abertura de lojas. Os outros R$ 100 milhões irão para investimentos na área digital.

O CFO do grupo, Luiz Novais, explicou à coluna que há um período de oito meses para a concretização desses projetos, que já começaram a ser entregues. Ele conta que se inicia um novo ciclo, com prioridade para a inauguração de novas unidades no Norte e Nordeste.

O grupo abrirá 200 lojas até o final de 2022, das quais 55 ainda este ano. O objetivo é ampliar a participação do grupo, principalmente nas pequenas e médias cidades. O executivo ressalta que ainda há bastante espaço para crescer no Ceará, em municípios fora de Fortaleza.

A rede de farmácias tem ampliado o formato de negócios, ocupando espaços deixados pelos planos de saúde. Foi fechada ainda uma parceria com o Banco Pan, que permite a realização de pacotes de serviços que incluem consulta por até R$ 10.

Top Five >> Emprego

CUIDADOS NA ENTREVISTA ONLINE

Eis algumas dicas de especialistas em recursos humanos para entrevista de emprego online

1. Silencie o ambiente e fique atento ao plano de fundo. Peça a colaboração de todos da casa: é importante comunicar aos familiares sobre o momento da entrevista, para que não haja interferências.

2. Cuide do visual. Cada empresa tem seu dress code: escritórios de engenharia e advocacia, por exemplo, vão exigir roupas mais formais; já nas startups e agências de comunicação, o esporte fino é bem aceito.

3. Preze pela pontualidade. Em uma reunião presencial, é de bom tom chegar com dez minutos de antecedência. Esta dica também se aplica a entrevistas em vídeo.

4. Atenção ao estado emocional. Para evitar que a ansiedade tome conta, é interessante realizar um exercício de respiração antes da entrevista. Uma técnica recomendada é inspirar o ar em três segundos; em seguida, é preciso prender o ar também enquanto se conta até três; feito isso, por fim, basta expirar todo o ar em seis segundos.

5. Conheça a empresa. É sempre recomendável que o candidato pesquise sobre a organização, no que diz respeito às suas áreas de atuação, produtos, serviços e realizações.

Fonte: Carpediem RH 

Indústria

FREIO DE MÃO PUXADO

O gerente de análise econômica da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Marcelo Azevedo, em entrevista ontem ao Guia Econômico da Rádio O POVO/CBN, destacou o crescimento das pequenas indústrias. Ele ressalta que há uma recuperação lenta, mas também "entraves" que impedem uma aceleração mais forte do setor. "A evolução da indústria no Brasil poderia ser bem melhor. É como se houvesse um freio de mão puxado, segurando o que poderia ser uma aceleração mais forte", conclui.

Entre esses problemas, estão as dificuldades no abastecimento de insumos, geradas principalmente pela interrupção da produção no ano passado; a inflação, que reduz o poder de compra da população; e a crise hídrica.

Termaco

AMPLIAÇÃO EM SÃO PAULO

O Grupo Termaco Logística, que atua no Porto do Pecém, e possui novas unidades em Maceió (AL), Teresina (PI) e João Pessoa (PB), vai se expandir agora para São Paulo. A empresa está chegando às cidades de Campinas e Jundiaí, e projeta uma ampliação de 25% no seu faturamento em 2021. O resultado positivo é fruto do impulso dado à área de logística pelo aumento das vendas online.

Mobilização

EDUCADOR FINANCEIRO

O presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), Reinaldo Domingos, iniciou mobilização no Congresso Nacional para a regulamentação da profissão de educador financeiro. Atualmente, existem cursos de graduação e pós-graduação na área, e mercados diversos para a atuação do profissional.

Breves

MIL DIAS - Até o próximo dia sete, terça-feira, o leitor do O POVO escolherá quais charges mais representam os 1.000 dias do Governo Bolsonaro. Os desenhos são de cinco áreas: Meio Ambiente, Economia, Política, Saúde e Educação/Cultura. Os trabalhos foram publicados de 2 de janeiro de 2019 a 31 de julho de 2021. O resultado será divulgado no milésimo dia de Bolsonaro no cargo (26/9). Votação pelo link: https://especiais.opovo.com.br/governo-bolsonaro-em-charges.

MÁQUINA DE LAVAR - A marca Consul anunciou sua atenção direcionada para o Nordeste, principalmente no segmento de máquinas de lavar roupa. Pelos levantamentos da empresa, esse é o terceiro maior no mercado de linha branca. Está sendo lançada campanha, com o mote "Com você, a gente cuida", 100% voltada para a região. As ações são concentradas nos estados de Pernambuco, Bahia, Maranhão e Ceará.

PRÊMIO - A cearense TIX Telecom está entre as finalistas do Prêmio Reclame Aqui 2021. A empresa concorre na categoria provedores e passará por júri popular. A companhia já conseguiu o selo RA 1000, dedicado às empresas "totalmente comprometidas com o consumidor".

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